Justiça Comunitária é apresentado à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro

por ACS — publicado 2013-12-18T08:00:00-03:00

IMG_4917.jpg

A supervisora do Programa Justiça Comunitária, Gisele Campos, recebeu, na segunda-feira, 16/12, no Núcleo Comunitário da Ceilândia, a gestora dos projetos Justiça Comunitária e Casa de Direitos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Monalyza Alves.

O objetivo da visita da gestora foi conhecer as técnicas, ferramentas e metodologias utilizadas no programa do TJDFT. O Rio de Janeiro conta atualmente com sete Núcleos de Justiça Comunitária e uma Casa de Direitos, inaugurada no dia 23/11, na Cidade de Deus.

Programa Justiça Comunitária

O Justiça Comunitária, criado em outubro de 2000, está instalado na Região Administrativa de Ceilândia, que conta com uma população de 398.374, segundo os dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios – PDAD 2010. O objetivo é democratizar a realização da justiça, restituindo ao cidadão e à comunidade a capacidade de gerir seus próprios conflitos com autonomia.

O programa conta com um quadro de 90 agentes comunitários que, na qualidade de membros das comunidades nas quais atuam, compartilham a linguagem e o código de valores comunitários.