Solenidade encerra atividades de 2013 do Programa Cidadania e Justiça na Escola

por ASP — publicado 2013-12-06T17:55:00-03:00

Encerramento Cidadania e JustiçaNa manhã desta sexta-feira, 6 de dezembro, ocorreu, no auditório Sepúlveda Pertence, do Fórum de Brasília, a cerimônia de encerramento das atividades do Programa Cidadania e Justiça na Escola no ano de 2013. A solenidade, marcada por sentimentos de alegria e emoção, reuniu magistrados do TJDFT, representantes e professores da Secretaria de Estado de Educação do DF e parte dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino do DF que participaram do Programa em 2013.

Na ocasião, foi exibido um vídeo do Programa Cidadania e Justiça na Escola relembrando diversos momentos dos encontros entre os magistrados e os estudantes. Houve a premiação dos talentos mirins, vencedores do concurso TALMIRIM - Mostra de Talentos Mirins, nas categorias música, dança, redação, teatro e desenho. O tema explorado nos trabalhos foi o conhecimento adquirido ao longo do projeto. (Confira abaixo a lista dos vencedores e as premiações)

O evento foi prestigiado pelo desembargador Mario-Zam Belmiro Rosa, representando o Presidente do TJDFT, desembargador Dácio Vieira; o juiz Sandoval de Oliveira, Presidente da Associação dos Magistrados do DF - Amagis/DF; a juíza Maria Isabel da Silva, tesoureira da Amagis/DF; o Sr. Mauro Evangelista, Coordenador de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Educação do DF, representando o Secretário de Estado de Educação do DF, Marcelo Aguiar; a Sra. Karla Verdade, coordenadora e executora do Programa Cidadania e Justiça junto à Secretaria de Educação; a Sra. Beatriz Castilho, assessora jurídica da Poupex; magistrados que participaram da edição de 2013 do Programa; professores e alunos da Rede Pública de Ensino.

Após a composição da Mesa, por volta das 9h30, a solenidade foi aberta com o Hino Nacional entoado belamente pela estudante Nicole Marinho Luz, causando grande emoção aos presentes, fazendo com que alguns magistrados, que participaram das visitas às escolas, chegassem às lágrimas.

Em seguida, o juiz Sandoval de Oliveira fez um breve resumo das atividades do Programa Cidadania e Justiça na Escola, ressaltando a importância do apoio e parceria do TJDFT para a execução dos trabalhos e sucesso do Programa.

O Coordenador de Educação, Mauro Evangelista, após exaltar a importância da valorização do professor, fez menção ao Cidadania e Justiça citando o pensamento do sociólogo francês François Dubet: escola justa é aquela que lança mão de todos as possibilidades para proporcionar igualdade de oportunidades a todos.

Emocionada, a representante da Poupex, Beatriz Castilho, lembrou os nove anos de parceria com o Justiça e Cidadania e encerrou dizendo que acredita no Programa e que a Poupex se mantêm parceira do projeto em 2014.

A juíza Maria Isabel da Silva, entusiasmada com o evento, encerrou sua fala agradecendo a possibilidade de estar, mais uma vez, comemorando o sucesso do Programa.

Ao término evento, foi oferecido um lanche às crianças e demais participantes.

Em sua 13ª edição, o Programa Cidadania e Justiça na Escola atendeu, em 2013, cerca de 10.457 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de cinco regiões administrativas do DF. Participaram desta edição 41 magistrados do TJDFT, sendo um desembargador e quarenta juízes de direito.

Confira os vencedores do concurso TALMIRIM e as premiações patrocinadas pela Poupex:

Música

O Rap da justiça – 4 alunos da Escola Classe 501 de Samambaia (Felipe Roberto, Gabriel Emanuel, Israel Talyson, Matheus Eric).

Premiados com 4 bicicletas.

Desenho

1º lugar – Davi dos Santos Brito Nobre (Escola Classe 317 de Samambaia)

Premiado com um Tablet Samsung

2º lugar – Gustavo Miranda Gontijo (Escola Classe 419 de Samambaia)

Premiado com uma bicicleta

3º lugar – Gustavo Muniz (Escola Classe 419 de Samambaia)

Premiado com uma bicicleta

Redação

1º lugar – Lucas Marques Guimarães (Escola Classe 308 Sul)

Premiado com um Tablet Samsung

2º lugar – Yasmin Harume de Sousa Kase (Escola Classe 308 Sul)

Premiada com uma Câmera fotográfica

Clique aqui e saiba mais sobre o Programa.

Clique aqui e assista a um trecho do vídeo da solenidade.

Clique aqui e veja fotos do evento.