Solenidade encerra Programa Cidadania e Justiça de 2013 na manhã desta sexta-feira

por ACS — publicado 2013-12-06T00:20:00-03:00

Cidadania_Escola_encerramentoA solenidade de encerramento das atividades de 2013 do Programa Cidadania e Justiça na Escola acontece nesta sexta-feira, 6/12, a partir das 9h30, no auditório Sepúlveda Pertence, térreo do bloco A do Fórum Desembargador Milton Sebastião Barbosa, em Brasília. Neste ano, 94 escolas e 9.800 crianças foram beneficiadas pelo Programa. 39 juízes de direito e um desembargador visitaram as escolas em todo o DF.

Durante o encerramento serão premiados os talentos mirins vencedores do concurso TALMIRIM – Mostra de Talentos Mirins. Todos os alunos que participaram do programa da 5ª série da rede pública puderam participar do concurso. As categorias em disputa são: música, dança, redação, teatro e desenho, tendo como tema os conhecimentos adquiridos quando das visitas realizadas pelo programa às escolas públicas. Os trabalhos foram avaliados pelos professores e diretores das escolas que escolheram até três alunos por categoria para serem enviados à Associação dos Magistrados do Distrito Federal - AMAGIS, que irá julgá-los. 

Na última sexta-feira, 29/11, o Colégio Militar do DF encerrou o programa na instituição com uma cerimonia em seu auditório, às 10h30. O evento contou com a presença do Presidente da Amagis/DF, Juiz Sandoval Gomes de Oliveira, e da Juíza Maria Isabel da Silva.

Desenvolvido desde 1999, o programa Cidadania e Justiça na Escola foi lançado oficialmente pela Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB, com o objetivo de promover um contato direto dos estudantes com o Poder Judiciário e no propósito de levar noções básicas de cidadania e justiça para os estudantes do 5º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino, preparando os futuros cidadãos para agir de forma consciente.

No Distrito Federal, o Programa foi adotado pela Associação dos Magistrados do DF - AMAGIS/DF e pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, em 2001, que firmaram convênio com a Secretaria de Educação do DF e deram inicio ao projeto. Para sua execução no DF, o programa tem como patrocinadora oficial a Poupex. Hoje, o Programa Cidadania e Justiça na Escola é parte integrante das ações promovidas pela Amagis/DF e pelo TJDFT.

Clique aqui e conheça o programa que encerra suas atividades de 2013 nesta sexta-feira, 6 de dezembro.