TJDFT adquire software para servidores com deficiência visual

por SB — publicado 2013-12-02T16:30:00-03:00

Servidor da 24ª Cível que usa o cão-guiaNesta terça-feira, 3/12, é celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. O TJDFT comemora a data entregando licenças do software Jaws a onze servidores com deficiência visual. O programa lê e narra o conteúdo apresentado na tela do monitor e também as teclas digitadas. Outras nove licenças foram adquiridas para contemplar novos servidores que vierem a tomar posse no Tribunal. O TJDFT procede à localização assistida do servidor com deficiência através do Núcleo de Acompanhamento Funcional – NAC, ligado à Secretaria de Recursos Humanos e dispõe também de um setor ligado diretamente à presidência da Casa, destinado a definir políticas de inclusão e estabelecer princípios e diretrizes gerais para sua implantação, o Núcleo de Inclusão – NIC.

Foi através dos dois setores que Ernandes Feitosa encontrou, há quase um ano, seu lugar dentro do TJDFT. Analista Judiciário com formação superior em administração de empresas e Direito e pós-graduado em Processo Civil, Direito Civil, Direito Público e Direito Tributário, Ernandes trabalha na 24ª Vara Cível de Brasília, onde é responsável pelos processos de execução. Ernandes diz que utiliza o Jaws para tudo o que faz. Deficiente visual, ele se locomove com a ajuda de um cão-guia até seu local de trabalho. A partir daí, os recursos tecnológicos e o apoio dos colegas é que permitem que o servidor ponha em prática todo o conhecimento que adquiriu.

Desde que foi criado, em 2009, o NIC vem trabalhando para promover tanto a cultura como a prática da inclusão no TJDFT. Entre várias iniciativas, uma van adaptada para transportar pessoas em cadeiras de rodas foi adquirida para levar e buscar servidores com grandes dificuldades de locomoção. Quebrar barreiras atitudinais também é alvo dos esforços do NIC. A cada ano, o Núcleo promove uma semana inclusiva no mês de setembro, quando se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/9) - a DiversidARTE. O evento integra pessoas com e sem deficiência por meio da arte, de palestras e até do esporte.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi criado pela ONU em 1998 para aumentar a compreensão das questões ligadas à deficiência e para mobilizar a defesa da dos direitos dessas pessoas.