TJDFT inicia mais uma exposição de artista plástica em seu Memorial

por VS — publicado 2013-12-02T15:20:00-03:00

Memorial TJDFT - abstratos urbanosMemorial TJDFT - abstratos urbanos2O TJDFT deu início nesta segunda-feira, dia 2/12, à exposição da renomada artista plástica carioca Sonnia Guerra no espaço Memorial Desembargadora Lila Pimenta. A exposição vai até 13 de dezembro. Estão expostos no local dez trabalhos abstratos sobre tela, na técnica acrílica e com textura. O Memorial Desembargadora Lila Pimenta fica no 10º andar, bloco A, do Fórum de Brasília.

A artista falou de seu sentimento com relação à exposição no TJDFT. “Todos esses quadros são deste ano, eu os pintei especialmente para esta exposição no TJDFT. Estou muito feliz, fui muito bem recebida aqui por todos e para mim é uma honra”, disse Sonnia Guerra. Os quadros da exposição da artista estão disponíveis para compra e ao final da exposição, a artista doará um quadro para o acervo do Tribunal.

Sonnia Guerra nasceu no Rio de Janeiro e reside em Brasília. Graduou-se em Belas Artes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1981, com formação em pintura, fotografia e restauração de obras de arte. Integrou a equipe de restauro do Centro de Restauração da Bahia, nos trabalhos feitos na Catedral Basílica, Igreja de São Francisco e Faculdade de Medicina. Expôs em diversas cidades brasileiras e no exterior: Uruguai (Montevidéu e San José), Argentina (Buenos Aires), Guatemala (capital), Chile (Santiago), Estados Unidos (Nova York, Washington e Boston), Portugal (Lisboa), Espanha (Madri), Itália (Roma e Florença), França (Paris), Alemanha (Berlim e Frankfurt), Romênia (Bucareste e Craiova). Sua obra faz parte dos acervos das Embaixadas do Brasil em Roma e Berlim, da Presidência da República da Romênia, do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal Eleitoral, do Superior Tribunal de Justiça.

“No figurativismo, foi acadêmica, na sequência da graduação na UFRJ e, depois, impressionista, influenciada pela Sociedade Brasileira de Belas Artes do Rio; passou pelo pós-impressionismo; e foi surrealista hiperrealista. Apesar da boa qualidade, notava-se em Sonnia certo desconforto em ter de detalhar figuras. Não se ajustava à sua personalidade, que pedia pinceladas longas e largas, mais insinuando que propriamente mostrando, mais para serem sentidas do que vistas”, definiu o trabalho Alberto Cardoso, marido de Sonnia.

Neste ano de 2013, o Memorial passou a receber exposições temporárias e a organizar lançamentos de obras literárias, conforme Portaria Conjunta 50/2005. O espaço Desembargadora Lila Pimenta também recebe e organiza visitas de estudantes e de outras instituições nacionais e internacionais ao TJDFT.

O setor é coordenado pelo Serviço de Apoio à Memória Institucional, vinculado à Secretaria de Gestão Documental, que por sua vez é subordinada à 1ª Vice-Presidência, conduzida pelo desembargador Sérgio Bittencourt. O espaço foi inaugurado durante as comemorações do cinquentenário do TJDFT, em 2010, e guarda documentos, fotos e peças que remetem à trajetória da Justiça da nova capital, que tem suas origens no primeiro tribunal do país, em Salvador (BA).

Mais informações, inclusive sobre o cronograma de eventos para este ano, podem ser acessadas no link Memória Digital no site do TJDFT.

Confira, aqui, a galeria de fotos do evento.