TJDFT investe em tecnologia para aumentar eficiência e segurança da informação

por ACS — publicado 2013-12-16T15:35:00-03:00

Seti - EficiênciaQuase 80% dos microcomputadores do parque tecnológico do TJDFT que estavam fora de garantia já foram substituídos até este mês de dezembro. Para chegar aos 100%, o Tribunal está adquirindo mais 1.747 computadores. O objetivo é aprimorar a prestação jurisdicional com tecnologia mais moderna e eficiente. Por outro lado, a Secretaria de Tecnologia da Informação – SETI está instalando filtros de conteúdo web que tornarão o acesso à internet mais customizado e darão ao setor mais poder de monitoramento, coibindo acessos indevidos à rede.

Segundo dados da SETI, a quem cabe definir normas e padrões para garantir consistência e segurança das informações, cerca de 10 mil usuários utilizam o link de internet do TJDFT. O link atende aos serviços de consultas processuais, atualização monetária, jurisprudência, DJe, Push, certidões, informações institucionais, publicações oficiais, concursos e toda a navegação destinada à realização das atividades de trabalho dos diversos setores.

Para assegurar a presteza no fluxo de informações, a SETI  adota a liberação de sites que guardam relação direta com as atribuições institucionais (sites jurídicos, governamentais, acadêmicos, de notícias, bancários) e bloqueia o acesso a sites de jogos, áudio e vídeo, blogs, redes sociais, sites maliciosos e de conteúdo adulto, entre outros.

Ao longo dos anos, a SETI vem desenvolvendo uma estrutura complexa no sentido de aumentar a segurança no tráfego de dados no TJDFT. Exemplo disso foi a implantação de sistemas de antispam, segmentação da rede local, utilização de protocolos de autenticação e renovação das licenças da solução de IPS (Intrusion Prevent System), que analisa e bloqueia o tráfego indesejado antes que ele chegue ao destino, de forma pró-ativa, dentre outras soluções.

Com medidas assim, o Tribunal segue atento às necessidades de modernização da sua TI, a fim de oferecer um serviço de qualidade, com a agilidade e os recursos que os usuários esperam.