TJDFT sedia o encerramento da VIII Semana Nacional de Conciliação e alcança 61,1% de acordos

por MLC — publicado 2013-12-06T18:50:00-03:00

Encerramento Semana Nac. Conc.Na tarde desta sexta-feira, 6/12, foi encerrada oficialmente a VIII Semana Nacional de Conciliação no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – TJDFT. Durante os 5 dias de trabalho no TJDFT foram atendidas 1.031 pessoas, negociado o valor de R$ 1.470.549,94 e o percentual de acordo foi de 61,1%.

Participaram da solenidade o Presidente do TJDFT, Desembargador Dácio Vieira; o 2º Vice-Presidente, Desembargador Romeu Gonzaga Neiva; a Desembargadora Ana Maria Amarante Brito, Conselheira do Conselho Nacional de Justiça - CNJ; e o coordenador do Comitê Gestor do Movimento pela Conciliação do CNJ, conselheiro Emmanoel Campelo.

O conselheiro do CNJ abriu a solenidade dizendo que a Semana Nacional de Conciliação reflete a necessidade do Poder Judiciário incentivar a sociedade na cultura da paz. Nesse sentido, afirmou: “O TJDFT tem sido um grande parceiro do CNJ nessa luta pelo incentivo da mediação e conciliação como meio alternativo de solução de conflito”. Ao final, parabenizou a estrutura e o apoio do TJDFT para a realização do evento.

O Desembargador Romeu Gonzaga Neiva declarou ser um entusiasta nessa nova forma de prestar justiça. “É fundamental a procura de novos meios para a solução de conflitos de forma mais rápida e com maior interação das partes envolvidas”, afirmou. Destacou a participação do Tribunal em todas as edições da Semana Nacional de Conciliação assumindo o compromisso institucional de implementar métodos consensuais de resolução de disputas.

O Presidente do Tribunal falou que o tema dessa edição “Quem concilia sempre sai ganhando” nos remete à importância do diálogo para a resolução dos conflitos. “Na conciliação não existe vencidos. O resultado final beneficia ambas as partes”, ressaltou.

O evento foi encerrado com a assinatura de um acordo entre a cooperativa de crédito Credi-DF e o senhor José Alves, homologado pelo conselheiro do CNJ, Emmanoel Campelo.

Também estavam presentes a juíza Luciana Sorrentino, responsável do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação - NUPEMEC, o juiz Atalá Correia, responsável pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília - CEJUSC; o chefe de Gabinete da Presidência, Jorge Tomio; a chefe de gabinete da 2ª Vice- Presidência, Virgínia Meireles; o Coordenador Administrativo do CEJUSC/Bsb, Marcelo Girade; sua substituta, Marinurze Batista, entre outros.

O encerramento da VIII Semana Nacional de Conciliação foi transmitido ao vivo pela Rádio Justiça no programa "Justiça na Tarde” que fez uma edição especial dedicada ao evento. Durante o programa, foram entrevistados: a conciliadora Talitha Selvati; o Desembargador Romeu Neiva; a juíza Luciana Sorrentino; o coordenador administrativo, Marcelo Girade; e o Conselheiro do CNJ, Emmanoel Campelo. Esta foi a segunda vez que a Rádio Justiça transmitiu o programa direto do TJDFT destacando a Semana Nacional de Conciliação.

Novidades dessa edição

No TJDFT: Lançamento da página da 2ª Vice-Presidência e Divulgação da Pesquisa de Satisfação

No dia 2/12, foi lançada a página da 2ª Vice-Presidência, reestruturada, incluindo links para o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos - NUPECON e Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação – NUPEMEC. Em uma iniciativa inédita, o TJDFT divulgou a pesquisa de satisfação do usuário realizada após as conciliações.

No CNJ: Conciliômetro

O CNJ colocou em funcionamento o Conciliômetro, contador eletrônico dinâmico que contabilizou o número de conciliações formalizadas durante a Semana Nacional da Conciliação, em todo o País. Para acessá-lo, clique abaixo do banner principal, na página inicial do Portal do CNJ .