Último dia para realizar doações à VEP para bebês e internos psiquiátricos

por ACS — publicado 2013-12-06T06:00:00-03:00

Doe_VEPA Vara de Execução Penal do DF arrecada, até esta sexta-feira, 6/12, brinquedos e roupas para bebês, filhos de mães condenadas, que permanecem na penitenciária feminina até os seis meses de idade. A campanha, promovida por meio da Seção Psicossocial da VEP, também arrecada material de arte para presos segurados da Ala de Tratamento Psiquiátrico - ATP. As doações devem ser entregues na recepção de todos os Fóruns de Justiça do DF até esta sexta, 6 de dezembro.

Essa é a primeira campanha do TJDFT voltada a atender, minimamente, às necessidades dessas crianças que, por situações adversas, têm os primeiros meses de vida transcorridos no ambiente prisional. A Lei 11.942/2009assegura aos menores a companhia das mães, ainda que em cumprimento de pena em regime fechado.

Quanto aos internos da Ala de Tratamento Psiquiátrico, a ideia é angariar material de arte a fim de viabilizar atividades de terapia ocupacional. As aulas, que deveriam ser ministradas por uma equipe de saúde do GDF, muitas vezes não são realizadas, devido à falta de material para esse fim. Com isso, a ociosidade acaba por comprometer, ainda mais, o estado desses pacientes, agravando sua sanidade mental e protelando uma possível recuperação.

O material de artesanato solicitado é basicamente constituído por material escolar como: lápis, canetas, lápis de cor, canetas hidrocor, pincel atômico, giz de cera, borracha, apontador, cola, durex, fita crepe, cartolina, papel crepom, papel A4, telas, lã, palitos de picolé, entre outros.