Magistrados realizam curso sobre mediação com especialista internacional
O Presidente do TJDFT, desembargador João de Assis Mariosi, e outros magistrados da Casa iniciaram na noite dessa terça-feira, 5/2, o curso "Gestão e Resolução Alternativa de Conflitos: Habilidades de Comunicação e Técnicas de Mediação", ministrado pela professora Letícia Garcia Villaluenga, renomada internacionalmente e PhD em Direito pela Universidade Complutense de Madri.
O curso, ministrado exclusivamente para os magistrados, acontece até o dia 7 de fevereiro, no Fórum de Brasília, e terá a duração de 9 horas aula. Serão abordados conteúdos relacionados às técnicas apropriadas de comunicação e de mediação de disputas jurídicas, objetivando o cumprimento da missão dos magistrados na busca de soluções pacíficas e conciliadoras de conflitos.
Além de realizar cursos em várias partes do mundo, a Dra. Letícia Garcia Villaluenga, reconhecida mundialmente por seu notório saber, é professora titular em Direito Civil na Universidade Complutense de Madri; diretora Especialista em Mediação da Faculdade de Trabalho Social/UCM e diretora do Instituto Complutense de Mediação e Gestão de Conflitos - IMEDIA/Faculdade de Medicina.
A mesma professora também está ministrando curso sobre mediação de conflitos aos instrutores da Escola em Conciliação e Mediação e aos gestores lotados no NUPEMEC e CEJUSC. Com o tema "Gestão Alternativa de Conflitos: Formação Avançada", o objetivo da capacitação é viabilizar uma formação avançada em diagnóstico de conflito, habilidades de comunicação e de mediação, levando em consideração a realidade do Tribunal.
Os cursos estão sendo realizados por meio da Escola de Administração Judiciária do TJDFT com o apoio da Associação dos Magistrados do Distrito Federal - AMAGIS/DF e da Associação dos Servidores do Judiciário – ASSEJUS.