Livro sobre Alienação Parental será lançado no TJDFT

por SB — publicado 2013-02-26T17:50:00-03:00

Duas servidoras do TJDFT lançam, nesta quinta-feira, 28/2, o livro Alienação Parental: um Retrato dos Processos e das Famílias em Situação de Litígio. O livro, que foi prefaciado pelo Presidente do TJDFT, Desembargador João de Assis Mariosi, foi escrito pela assistente social Beatriz Chaves Ros de Castro e pela psicóloga Luciana de Paula Gonçalves Barbosa, ambas lotadas no Serviço de Assessoramento às Varas Cíveis e de Família - SERAF da Secretaria Psicossocial Judiciária - SEPSI.

A obra, que contou também com quatro pesquisadores associados (Luiza Elita Casado de Vasconcellos Santos, Rebecca Ribeiro Mucci, Sérgio Alberto Bittencourt Maciel e Thiago Cardoso Costa), está sendo publicada pela Editora Líber e se baseia no trabalho desenvolvido pelo setor que apoia os magistrados em questões e processos relacionadas com o tema. O lançamento acontecerá às 15h, no auditório da SEPSI, que fica no 2º andar do Bloco 2 do Fórum José Júlio Leal Fagundes.

A pesquisa que deu origem ao livro foi realizada no biênio 2010-2012, com base em supostos casos de alienação parental e síndrome de alienação parental encaminhados ao SERAF para perícia e que foram transformados em dados coletados e analisados. Alienação é o resultado de um processo em que pai, mãe ou quem é responsável pela criança ou adolescente age no sentido de afastar, destruir ou impedir o filho do relacionamento com o outro genitor e sua família.

Segundo as autoras o trabalho realizado mostrou que dos muitos casos analisados como prováveis situações de alienação parental, poucos realmente foram comprovados como tal. Comenta o Desembargador João Mariosi em seu prefácio que “o ponto alto da obra são as conclusões e reflexões dos autores cujas experiências constitui olhar arguto, indispensável para auxiliar o magistrado em suas decisões”.