TJDFT inicia homologação do Processo Judicial Eletrônico – PJe

por VS — publicado 2013-02-18T23:35:00-03:00

No período de 19/02 à 22/03 vai acontecer a homologação do sistema do Processo Judicial Eletrônico – PJe - pelos magistrados e servidores do 4º Juizado Especial Cível de Brasília, do 7º Juizado Especial Cível de Brasília, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania dos Juizados Especiais Cíveis - CEJUSC,  do Núcleo de Leilões Judiciais, do Posto de Distribuição de Mandados, da Contadoria e do Setor de Distribuição de Petições Iniciais do Fórum Júlio Leal Fagundes.  

A homologação tem como objetivo garantir o funcionamento correto do sistema PJe de acordo com os requisitos e regras de negócios definidas pelos usuários nas etapas de análise e construção do software. Durante a homologação os servidores utilizarão o sistema e caso haja necessidade serão feitas alterações para aperfeiçoamento do aplicativo PJe. Após a homologação será realizado o treinamento aos magistrados e servidores e posteriormente a implantação do PJe. A previsão do Grupo de Trabalho é implantar o sistema no 1º semestre deste ano. 

São muitos os benefícios oferecidos pelo PJe: o sistema terá certificação digital, a fim de garantir segurança e confiabilidade dos dados nele contidos;  irá gerar uma grande economia de papel, atendendo às diretrizes do Programa de Sustentabilidade Socioambiental Viver Direito do TJDFT; irá por fim a extravio de processos e irá proporcionar maior celeridade processual.Com a implantação do PJe, os advogados poderão impetrar as petições iniciais e fazer as juntadas de petições interlocutórias e documentos nos autos pela Internet, sem necessidade de se deslocar ao Fórum.

Clique aqui para visualizar o Cronograma de Homologação PJe.