Correição inspecional no TJDFT vistoria mais de 60 mil processos em 2012

por AB — publicado 2013-01-03T17:15:00-03:00

Trabalhos prosseguem em 2013 nas Varas Criminais de Ceilândia

A Corregedoria da Justiça do DF e Territórios finalizou o ano de 2012 registrando a realização de correição inspecional em 50 serventias de 7 circunscrições do DF: Ceilândia, Planaltina, Sobradinho, Paranoá, Santa Maria, Núcleo Bandeirante e São Sebastião. Ao todo foram correicionados 60.107 processos e analisadas mais de 6 milhões de páginas. Com isso, o TJDFT correicionou 54% das circunscrições do DF, índice bem acima dos 30% preconizados pelo CNJ. Um trabalho  exaustivo iniciado no mês de abril e que só veio a ser concluído no último mês do ano.

Mas se engana quem acha que o trabalho terminou. A partir de 7 de janeiro, primeiro dia após o término do recesso forense, as atividades de correição serão retomadas nas serventias de natureza criminal na Circunscrição de Ceilândia, visando dar continuidade ao trabalho.

A atividade correicional está prevista no Provimento Geral da Corregedoria do TJDFT e objetiva a apuração e prevenção de irregularidades, o aprimoramento dos serviços cartorários e a eficiência na prestação jurisdicional.

Vale registrar que cerca de 60% dos processos correicionados em 2012 não possuíam nenhuma pendência a ser sanada e que o êxito das atividades não teria sido alcançado sem a devida colaboração dos magistrados e servidores lotados nas serventias inspecionadas.