Comitiva do Timor Leste visita o TJDFT

por MLC — publicado 2013-07-05T19:10:00-03:00

timortimor2Nesta sexta-feira, 5/7, o 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Desembargador Sergio Bittencourt, recebeu a visita do Vice-Ministro da Justiça, Ivo Valente, e do Defensor Público-Geral da Defensoria Pública, Sérgio de Jesus Fernandes da Costa Hornai, ambos do Timor Leste. Estavam representes na reunião o 2º Vice-Presidente do Tribunal, Desembargador Romeu Gonzaga Neiva e os juízes Eduardo Rosas, Marilza Gebrim, Donizeti Aparecido e Jayder Ramos de Araujo.

Durante a visita, os participantes conversaram sobre economia, cultura, política e o judiciário do Brasil e do Timor Leste. O Desembargador Sergio Bittencourt explicou o funcionamento da Justiça do Distrito Federal, sobre o concurso para o cargo de juiz no Tribunal e também sobre o trabalho de conciliação e mediação do órgão.  “Esse encontro é muito importante. Estamos conversando com pessoas que estão construindo uma nação”, afirmou.

A juíza Marilza Gebrim sugeriu que os visitantes conhecessem o sistema de conciliação do Tribunal. O 2º Vice-Presidente do Tribunal, Desembargador Romeu Gonzaga Neiva, acompanhou a comitiva, juntamente com o coordenador do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação - NUPEMEC, Marcelo Girade, para conhecer a estrutura física da conciliação. Na oportunidade, visitaram as instalações do NUPEMEC e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília - CEJUSC/BSB, as salas para mediação e a sala para realização de cursos de conciliação.

Também faziam parte da comitiva Claudia Soares, representante da Embaixada do Timor Leste; Tiago Souza Lima, Assessor de Relações Internacionais da Defensoria  Pública da União; Honório dos Santos, jornalista do Timor Leste; e Solange Pires, secretaria do Vice-Ministro da Justiça.

O Vice-Ministro da Justiça, Ivo Valente, presenteou o 1º Vice-Presidente, Desembargador Sergio Bittencourt, com um Tais – símbolo que representa a cultura do Timor Leste.