Juiz da VIJ é nomeado para o Conselho Nacional de Justiça

por SECOM/VIJ — publicado 2013-07-23T21:45:00-03:00

VIJO juiz substituto Márcio da Silva Alexandre, da Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ), exercerá o cargo de Juiz Assistente da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A sua requisição pelo órgão foi aprovada pelo Conselho Especial Administrativo do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), em sessão realizada nesta terça-feira, dia 23/7. 

O magistrado irá desempenhar suas atividades no Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF/CNJ). O setor desenvolve, entre outras atribuições, o Programa Justiça ao Jovem, responsável por desenhar o panorama nacional sobre a forma como vem sendo executada a medida socioeducativa de internação, realizando relatórios das visitas às unidades executoras dos 26 estados e do Distrito Federal. A ideia é promover melhorias, por meio de recomendações e adoção de providências cabíveis pelas autoridades integrantes do Sistema de Garantias de Direitos Infantojuvenis. 

Em exercício na VIJ-DF desde 2008, o juiz afirma que a sua experiência poderá contribuir para analisar a realidade da aplicação das medidas socioeducativas e traçar um comparativo entre estados e DF, com vistas a promover ideias para aperfeiçoar o Sistema Socioeducativo. Além disso, ele considera importante sua atuação na VIJ-DF porque “alguém que trabalha diretamente com adolescentes tem a exata noção do que eles e sua família precisam, bem como aquilo que o Estado deve oferecer”. 

Conforme o juiz Márcio, muitos problemas da juventude estão relacionados às drogas e à ausência de uma resposta célere do Estado para esse mal. A intervenção rápida junto ao adolescente enquanto ele não comete ato infracional mais gravoso, a criação de unidades estatais para tratamento de jovens dependentes químicos e o fortalecimento da família são citados pelo magistrado como essenciais para lidar com o adolescente que se envolve com a drogadição.