Presidente do TJDFT será homenageado com Ordem do Mérito Bombeiro Militar

por ACS — publicado 2013-07-01T17:35:00-03:00

O presidente do TJDFT, desembargador Dácio Vieira, será homenageado, nesta terça-feira, dia 2 de julho, com a Ordem do Mérito Bombeiro Militar do Distrito Federal (CBMDF) Imperador Dom Pedro II, no Grau Comendador, a ser entregue em solenidade realizada pela manhã, na Academia de Bombeiro Militar Coronel Osmar Alves Pinheiro.

Também serão homenageados no Grau Comendador o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa; a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Carmem Lúcia; o procurador-geral da República, Roberto Monteiro Gurgel Santos; a procuradora-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Eunice Pereira Amorim Carvalhido, entre outras autoridades. No TJDFT a diretora-geral administrativa da Vara da Infância e da Juventude (VIJ), Simone Resende, também será agraciada com a comenda, no grau de Oficial.

Ordem do Mérito Bombeiro Militar do Distrito Federal

Instituída no CBMDF por meio do Decreto N. 24.275, de 8/12/2003, a Ordem Imperador Dom Pedro II é uma homenagem ao sétimo filho do Imperador Dom Pedro I e da Imperatriz Leopoldina. Nascido em 2/12/1825, Dom Pedro II foi criador do Corpo de Bombeiros da Corte, primeiro Corpo de Bombeiros Brasileiro e o embrião do Corpo de Bombeiros Militar do DF, tornando-se, por esses méritos, Patrono da Corporação.

A Ordem do Mérito destina-se a agraciar os bombeiros militares do CBMDF que tenham prestado notáveis serviços à Corporação, ao Distrito Federal ou ao país, ou tenham se distinguido no exercício de sua profissão, e aos demais servidores militares de outras corporações, do Exército, da Marinha e da Aeronáutica que, pelos serviços prestados, tenham se tornado credores de homenagem do Corpo de Bombeiros Militar do DF; os cidadãos nacionais ou estrangeiros que tenham prestado relevantes serviços ao CBMDF; e as organizações militares e instituições civis nacionais ou estrangeiras que tenham se tornado credoras de homenagem especial do CBMDF.