Programa de Qualidade de Vida do TJDFT fecha semestre com projetos de sucesso

por ACS — publicado 2013-07-01T17:30:00-03:00

Pró-VidaO Programa de Qualidade de Vida do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios - Pró-Vida fechou o semestre de 2013 com sucesso em dois projetos inovadores direcionados aos servidores do Tribunal: “Saúde na Balança” - 87% do grupo de servidores que partiparam mudou os hábitos de vida; e “Com Saúde, sem Tabaco” - 80% dos participantes parou de fumar.

O grupo "Saúde na Balança" participou de uma série de atividades incluindo consultas médicas, avaliação com educador físico e nutricionista,  como também de reuniões com diversos profissionais de saúde. Receberam orientações e puderam discutir aspectos envolvendo mudanças de hábitos para uma vida mais saudável. 

O Projeto “Com saúde, sem tabaco” terminou na segunda-feira, 24/8, com música. Após parar de fumar e melhorar o fôlego, uma integrante do projeto fez uma apresentação de flauta transversal. Para ela, que sempre teve vontade de parar de fumar, o apoio profissional e o convívio com outras pessoas na mesma situação foram fundamentais para sua decisão. “Hoje tenho disposição para praticar exercícios e fôlego para exercer meu hobby que é tocar flauta”, afirmou.

O objetivo do projeto foi prestar assistência aos que sofrem com a dependência e desejam parar de fumar. Além disso, estimular a reflexão de todos sobre o tabagismo e sua influência negativa na qualidade de vida de muitas pessoas. Durante as reuniões foram tratados os diversos aspectos do ato de fumar, envolvendo os tipos de dependência, as estratégias para parar de fumar, maneiras para lidar com os sintomas da síndrome de abstinência e os benefícios alcançados.

O trabalho teve início em maio e o grupo foi acompanhado pela equipe multidisciplinar da Coordenadoria de Assistência Multidisciplinar - CAM, vinculada à Secretaria de Saúde do TJDFT. O projeto seguiu o formato preconizado pelo Instituto Nacional de Câncer – INCA e pelo Ministério da Saúde, com quatro reuniões.