Últimos dias de inscrição para a 1ª Competição Nacional de Mediação

por ACS — publicado 2013-07-25T13:20:00-03:00

TJDFT sediará o evento que será realizado nos dias 12 e 13 de agosto

Alunos de faculdades de Direito de todo o Brasil podem se inscrever na 1ª Competição Nacional de Mediação até este sábado, 27/7. A competição, que acontecerá nos dias 12 e 13 de agosto, visa estimular a cultura da resolução consensual de conflitos nas universidades brasileiras. O evento, uma iniciativa da Escola Nacional de Mediação e Conciliação – ENAM, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça - CNJ e o Ministério da Justiça – MJ, será realizado na sede do TJDFT, em Brasília.

São oferecidas 50 vagas a estudantes de todo o país. Cada instituição de ensino, será representada por uma única equipe, formada por quatro alunos de graduaçãoem Direito. Osparticipantes deverão obrigatoriamente estar, à época da competição, matriculados no curso de Direito da faculdade que irão representar.

Durante a competição, serão apresentados casos em vídeo e os estudantes terão de reagir como mediadores reais perante um corpo de jurados, composto por instrutores formados nos últimos dois anos pelo CNJ ou pela ENAM. Um dos critérios adotados para classificação das equipes será a utilização das técnicas previstas no Manual de Mediação Judicial, elaborado pelo CNJ e pelo Ministério da Justiça.

Ao término da competição, a equipe vencedora será aquela que demonstrar melhor domínio das técnicas de mediação e será premiada com um troféu. Os integrantes das equipes classificados até a terceira posição receberão também placas de honra ao mérito.

A competição nacional entre os estudantes de Direito faz parte do trabalho de fortalecimento do diálogo entre a comunidade acadêmica, órgãos do sistema de Justiça e gestores públicos envolvidos com meios adequados de resolução de conflitos.

Para fazer inscrição, clique aqui.