Juízas do TJDFT lançam livro jurídico

por VS — publicado 2013-06-03T15:45:00-03:00

as facesNo dia 13/6, quinta-feira, será realizado o lançamento do livro "As Faces da Justiça", coordenado pelas juízas de direito Carla Patrícia Frade Nogueira Lopes e Marília de Ávila e Silva Sampaio. O lançamento será no restaurante Carpe Diem, na 104 sul, às 19h. 

O livro se propõe a examinar com profundidade questões relacionadas às teorias de Justiça, sob a perspectiva de filósofos consagrados tais como Hans Kelsen, John Rawls, Robert Nozik, Michael Walzer, Ronald Dworkin, Jacques Derrida, Jürgen Habermas e Amartya Sen. O objetivo do livro é provocar uma reflexão sobre Justiça como um conceito, ao lado de instigar a curiosidade de estudiosos em conhecer o legado deixado pelos autores visitados. Nesse sentido, seja como objetivo do Direito, seja como valor, a Justiça aqui aparece a princípio e sobretudo como conceito aberto, que se aproxima da ideia de felicidade em Platão traduzido por Hans Kelsen, até atingir o postulado da equidade em John Rawls.

Mais do que isso, a obra trata de teorias políticas e leituras morais construídas em defesa do liberalismo ou do comunitarismo, mas sempre com pauta na Filosofia. Aí reside o ponto de convergência e identidade que se pode extrair da contribuição dos autores estudados e dos autores estudantes, afinal, só na Filosofia se pode buscar e encontrar o sentido de Justiça. 

A juíza Carla Patrícia Frade Nogueira Lopes é Mestra e Doutoranda em Direito das Relações Internacionais pelo Uniceub – Brasília/DF; professora da Escola da Magistratura/DF e do Instituto Avançado de Direito – IAD/DF. A juíza Marília de Ávila e Silva Sampaio é Doutoranda em Direito e Políticas Públicas no Centro Universitário de Brasília – UNICEUB; mestra em Direito pela Universidade de Brasília – UNB; especialista em Direito Privado e Direito Administrativo pela Universidade Católica de Brasília – UCB; especialista e Direito Constitucional pela CESAPE – UNICEUB; especialista em Ministério Público e Ordem Jurídica pela Escola do MPDFT; professora da Escola da Magistratura do Distrito Federal e do Instituto Avançado de Direito – IAD.