Certidões de Nada Consta passam a ser gratuitas no site do TJDFT

por ACS — publicado 2013-05-29T17:55:00-03:00

A partir da próxima sexta-feira, 31/5, as Certidões de Nada Consta Cíveis e Criminais passam a ser emitidas pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios gratuitamente a toda a população. As certidões devem ser solicitadas por meio da Internet, diretamente no site do TJDFT, página principal, menu Cidadãos (à direita). 

 O serviço está sendo estatizado, conforme princípio constitucional, e passa a ser realizado no DF pela Justiça local. As certidões de Nada Consta são utilizadas em diversas situações da vida pessoal e profissional dos cidadãos, que a partir de agora poderão solicitar o documento sem nenhum custo.

 Para obter a certidão, basta preencher um formulário online, informando nome, CPF/CNPJ e endereço. A emissão do documento será instantânea, salvo nos casos em que o próprio sistema acusar inconsistência, como no caso de homonímia, por exemplo. Nesses casos, o sistema enviará uma mensagem ao solicitante, orientando-o sobre como proceder.

 Em breve as certidões poderão ser solicitadas também nos postos do Na Hora, na Rodoviária do Plano Piloto, Ceilândia e Taguatinga. Para isso, foi firmado convênio entre o TJDFT e o GDF, no intuito de estender o serviço a toda população, inclusive àquela mais carente, que não dispõe de acesso à internet.