Cidadania e Justiça na Escola inicia atividades de 2013 com solenidade de abertura
Iniciou, na manhã desta sexta-feira, 3 de maio, em solenidade no auditório Sepúlveda Pertence, do Tribunal de Justiça do DF, a 13ª edição do Programa Cidadania e Justiça na Escola, trabalho lançado pela Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB e desenvolvido pela Associação dos Magistrados do Distrito Federal – Amagis/DF, em parceria com o TJDFT e a Secretaria de Educação do GDF, com o patrocínio da POUPEX. A iniciativa visa promover um contato direto dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental com representantes do Poder judiciário, com o objetivo de levar noções de ética, cidadania e justiça aos alunos das escolas públicas do DF, além de conscientizar pais, alunos e professores sobre seus direitos e deveres, demonstrando a forma de exercê-los.
A solenidade contou com a participação do Presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal - AMAGIS/DF, juiz Sandoval Gomes de Oliveira; do Juiz Assistente da Presidência do TJDFT Eduardo Henrique Rosas, representando o presidente da Casa, desembargador Dácio Vieira; do Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB, desembargador Nelson Calandra; da Subsecretária de Educação Básica, Sandra Zita Silva Tiné, representando o Secretário de Educação do DF, Denilson Bento da Costa; do Secretário Geral da AMAGIS/DF, juiz Omar Dantas; e da Gerente de Comunicação Social da Poupex, Carla Siqueira Lima de Alcântara, além das 171 crianças de 3 escolas convidadas para prestigiarem a abertura do Programa - Escola Classe 10 de Ceilândia Norte e Escolas Classe 204 e 114 do Plano Piloto.
Desenvolvido desde 1999, o programa Cidadania e Justiça na Escola pretende, neste ano, atender cerca de dez mil crianças em cinco regiões administrativas do Distrito Federal: Brazlândia, Ceilândia, Paranoá, Plano Piloto e Samambaia. Com a atuação, os magistrados esperam preparar os futuros cidadãos para agir de forma consciente, com capacidade de solucionar os seus conflitos, conforme afirma o Presidente da AMAGIS/DF, e gerando uma sociedade livre, uma sociedade de paz, de acordo com as palavras do presidente da AMB: "O pão da Justiça não pode faltar na casa dos brasileiros. Queremos uma sociedade livre, uma sociedade de paz".
Para a realização das atividades, os professores recebem uma cartilha em forma de revista em quadrinhos, que traz, de maneira didática e simplificada, explicações sobre as questões que serão posteriormente debatidas com os magistrados. O assunto é explorado em sala de aula e, durante as visitas do programa, o conteúdo da cartilha é detalhado pelos magistrados numa conversa informal, com espaço para dúvidas e comentários, possibilitando uma melhor compreensão dos temas abordados na publicação.
Clique aqui e saiba mais sobre o Programa.