Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Curso que capacitou 134 magistrados contou em sua coordenação com a Juíza Sandra Reves

por ASP — publicado 21/05/2013

Encerrou nesta sexta-feira, 17/5, o IV Curso de Iniciação Funcional para Magistrados, iniciado no dia 13 de maio. Promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo - Enfam, o curso, em sua quarta edição, contou com o auxílio, na coordenação, da juíza do TJDFT Sandra Reves. A magistrada, que está à frente do 6º Juizado Cível de Brasília e da 3ª Turma Recursal do TJDFT, também auxiliou os trabalhos da terceira edição do curso, promovido em abril deste ano.

O IV Curso de Iniciação Funcional para Magistrados reuniu, na Escola da Magistratura Federal da 1ª Região, das 8h30 às 19h, 134 magistrados de cinco Tribunais de Justiça do país: São Paulo (TJSP), Minas Gerais (TJMG), Paraná (TJPR), Pará (TJPA) e Rondônia (TJRO). Foram cinco dias de intensa atividade, com 19 palestras de autoridades e acadêmicos, cinco oficinas de trabalho sobre temas de relevância para a atividade judicante e visitas ao STJ, Supremo Tribunal Federal (STF), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados.

O objetivo do curso é promover conhecimento sobre ações de Estado que possam contribuir para o bom  desenvolvimento das atividades judicantes, aperfeiçoar a atuação de juízes recém-ingressos na carreira, bem como aprimorar a qualidade da prestação jurisdicional. A capacitação é complementar à formação obrigatória oferecida pelas escolas vinculadas aos TJs.

A primeira edição do projeto reuniu juízes em início de carreira do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. A segunda foi realizada em parceria com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, com a participação dos juízes empossados em dezembro de 2012. A terceira contou com a participação dos juízes dos Tribunais de Justiça do Paraná e Piauí.

A juíza Sandra Reves é especialista em Direito Civil e Administrativo, com vários artigos publicados na área. Integrou diversas comissões para o aperfeiçoamento da Justiça do Distrito Federal; foi uma das juízas responsáveis pela implantação do Serviço de Mediação Forense no TJDF; integrou o Conselho Nacional de Justiça como Juíza auxiliar da Presidência e é atual membro da Banca examinadora do concurso público para ingresso na carreira da magistratura do TJDFT.