Presidente do TJDFT titulariza juízes substitutos

por ACS — publicado 2013-05-06T11:35:00-03:00

TJDFT

O TJDFT realizou solenidade, na última sexta-feira, 3/5, para promoção de quatro Juízes de Direito Substitutos ao cargo de Juízes de Direito da Justiça do Distrito Federal e Territórios: Grace Corrêa Pereira, Giordano Resende Costa, Tatiana Dias da Silva e Álvaro Couri Antunes Sousa.Juizes TJDFT

A solenidade, prestigiada por magistrados, familiares e amigos, ocorreu no Salão Nobre e foi comandada pelo Presidente do TJDFT, desembargador Dácio Vieira.

Os Juízes promovidos a titulares vão ocupar, respectivamente, a 9ª Vara Cível de Brasília; a 4ª Vara Cível de Brasília; a 18ª Vara Cível de Brasília e a 2ª Vara de Família, de Órfãos e Sucessões de Samambaia.  A promoção foi decidida pelo Tribunal Pleno, em sessão realizada dia 22 de março de 2013, e obedece a critérios de antiguidade e merecimento, conforme a Portaria GPR 352/2013, publicada dia 4 de abril.

Durante o evento, o Juiz Álvaro Couri discursou em nome dos empossados (leia aqui). Destacou o "entusiamo e a motivação" necessária ao juiz, além da "sensibilidade", que segundo ele, é elemento essencial a magistratura. "Sem sensibilidade para julgar, esquecemos que estamos cuidando de interesses de pessoas, que muitas vezes, depositam no Judiciário a última esperança. Sem sensibilidade, passamos a julgar papel. É a sensibilidade que nos proporciona a consciência de que, mesmo sujeitos a erro, como qualquer ser humano, buscamos a solução mais justa para o caso concreto, ainda que outra se afigure melhor nas instâncias superiores".

O  Presidente do TJDFT, desembargador Dácio Vieira, encerrou a solenidade e destacou em suas palavras a importância do evento na trajetória profissional dos juízes, enalteceu a missão do juiz que, "requer do vocacionado, dia a após dia, o propósito inadiável de dar a cada jusrisdicionado a resposta justa e célere às suas demandas".  Falou, ainda, da necessidade de "inovar", pois "é preciso acompanhar a dinâmica tecnológica para romper com o anacronismo burocrático".  Nesse contexto, conclamou os juízes a se "tornarem também partícipes do processo de modernização por qual passa este Tribunal, pois se trata de um processo bem atual, reconhecidamente irreversível".

Clique aqui para ler o discurso do Des. Dácio Vieira, Presidente do TJDFT, proferido na solenidade.