Solenidade de abertura do Programa Cidadania e Justiça na Escola acontece na manhã desta sexta-feira

por acs — publicado 2013-05-02T18:55:00-03:00

O Programa Cidadania e Justiça na Escola inicia suas atividades do ano de 2013 com a solenidade de abertura que acontece nesta sexta-feira, dia 3 de maio, às 9h, no Auditório Sepúlveda Pertence do Fórum de Brasília. O objetivo é dar seguimento ao trabalho desenvolvido pela Associação dos Magistrados do Distrito Federal – Amagis/DF, em parceria com o TJDFT e a Secretaria de Educação do GDF, com o patrocínio da POUPEX.

Três escolas públicas da Ceilândia, e duas do Plano Piloto, 114 sul e 204 sul, com o total de 171 crianças, irão participar do evento. Magistrados e demais autoridades também estarão presentes na solenidade. Para este ano, a previsão é o atendimento de 10 mil crianças em cinco regiões administrativas do Distrito Federal: Brazlândia, Ceilândia, Paranoá, Plano Piloto e Samambaia.

O objetivo do Programa é fornecer esclarecimentos sobre questões de cidadania e justiça, abrangendo noções de ética, moral, política, deveres e direitos fundamentais, além de conscientizar os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental sobre a forma de exercê-los.

Para a realização das atividades, os professores recebem uma cartilha em forma de revista em quadrinhos, que traz, de maneira didática e simplificada, explicações sobre as questões que serão posteriormente debatidas com os magistrados. O assunto é explorado em sala de aula e nas visitas do programa o conteúdo da cartilha é detalhado pelos magistrados numa conversa informal, com espaço para dúvidas e comentários, possibilitando uma melhor compreensão dos temas abordados na publicação.

Clique aqui e saiba mais sobre o Programa.