Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Desembargador Dácio Vieira será homenageado com foto na Galeria de Vice-Presidentes

por ACS — publicado 05/03/2013

O desembargador Dácio Vieira, atual Corregedor da Justiça do DF e dos Territórios, será homenageado, nesta sexta-feira, 8/3, com a inclusão de sua foto na Galeria de Vice-Presidentes do TJDFT. A cerimônia será realizada às 17h, no hall de entrada do gabinete da Presidência da Casa. O desembargador foi Vice-Presidente do Tribunal no biênio 2010-2012. Recentemente, foi eleito para completar o mandato da Presidência do TJDFT no biênio 2012-2014, em virtude da aposentadoria do atual Presidente, desembargador João de Assis Mariosi, em março deste ano.

O desembargador Dácio Vieira é mineiro de Araguari-MG, formado em direito pela Universidade de Brasília. É Desembargador do TJDFT desde maio de 1994, quando ingressou na Justiça do DF em vaga destinada à Ordem dos Advogados, por meio do quinto constitucional.

Atual Corregedor da Justiça do DF e dos Territórios, o desembargador Dácio Vieira já ocupou o cargo de Vice-Presidente do TJDFT; Presidente, Corregedor e Vice-Presidente do TRE-DF. Integrou o Conselho da Associação dos Magistrados do Distrito Federal entre os anos de 1995/1996 e 1997/1998. Foi, também, Conselheiro da Seccional da OAB-DF nos biênios de 1977-1979, 1979-1981, 1981-1983 e 1993-1994, onde ocupou diversos cargos, entre eles o de membro da Câmara de Seleção e Prerrogativas da OAB-DF e de membro da Câmara de Ética e Disciplina da OAB-DF.

Além disso, foi membro fundador da Associação de Imprensa de Brasília e do Clube dos Pioneiros de Brasília. Também foi professor titular da Cátedra de Ética e Legislação dos Meios de Comunicação no UniCeub, na primeira composição do seu quadro docente. Atualmente, integra a Comissão Especial para acompanhamento eventual dos projetos legislativos de interesse do TJDFT em trâmite no Congresso Nacional