Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Empossada a nova Administração do TJDFT

por AB — publicado 25/03/2013

Tomaram posse na tarde de hoje (25/3), os desembargadores Dácio Vieira, como Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Romeu Gonzaga Neiva, como 2º Vice-Presidente da Corte, e Lecir Manoel da Luz, no cargo de Corregedor da Justiça do Distrito Federal e Territórios. Ao lado do desembargador Sérgio Bittencourt, que segue ocupando a 1ª Vice-Presidência da Casa, a nova administração irá concluir o gestão do biênio 2012-2014, após a aposentadoria do então presidente, desembargador João de Assis Mariosi.

A solenidade de posse foi bastante prestigiada e contou com a participação de representantes de várias instâncias do Poder Federal e local, como o Presidente do Congresso Nacional, Senador Renan Calheiros; o Governador do DF, Agnelo Queiroz; o Ministro-Chefe da Controladoria da União, Jorge Hage Sobrinho; o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel; o Presidente da Câmara Legislativa do DF, Deputado Wasny de Roure; a Procuradora-Geral do Ministério Público do DF e Territórios, Eunice Amorim Carvalhido; o Conselheiro do CNJ Bruno Dantas, a Presidente do TRT-10ª Região, Desembargadora Elaine Machado Vasconcelos; o Presidente do TCDF, Conselheiro Inácio Magalhães Filho; o Presidente do Colégio de Presidente dos Tribunais de Justiça Estaduais, Desembargador Marcus Faver; o Presidente da OAB/DF, Ibaneiz Rocha; representantes do STF, STJ, STM, TST, TRF-1ª Região, TSE, TCU, AGU, AMB, Amagis, Assejus, Anoreg, entre outros.

A posse do novo Presidente da Corte local foi dada pelo Desembargador Sérgio Bittencourt, na condição de Presidente em exercício. Já como Presidente do TJDFT, o Desembargador Dácio empossou os Desembargadores Romeu e Lecir, em seus respectivos cargos.

O Desembargador José Cruz Macedo fez a saudação aos empossados. Destacou os atributos de dignidade, honradez e excelência dos novos membros da Administração Superior do TJDFT e o papel marcante na OAB/DF, desempenhado pelo colega Dácio Vieira, que foi conselheiro daquela instituição por vários biênios. Lembrou as duas grandes paixões do novo Presidente: a família e o Direito, e sua busca incessante pelo conhecimento jurídico, refletida em sua atuação pela concretização de Justiça e paz social.

Citou a coincidência na trajetória dos três empossados, que, ao lado do 1º Vice-Presidente, formam uma gestão 100% mineira, e fez menção à notoriedade de outros mineiros - vultos de expressão nacional, expoentes formadores da identidade e cultura brasileiras. Por fim, homenageou o Desembargador João Mariosi, outro mineiro, que deixou a Presidência da Casa e a magistratura, se aposentando prestes a completar 70 anos (Leia aqui o discurso do Desembargador Cruz Macedo).

O Presidente Dácio Vieira agradeceu o voto de confiança recebido pelos pares e registrou que esse é um dia memorável, que sela sua realização pessoal e profissional. Citou a célere frase de Einstein: "Deus não joga dados com o univeso", ao declarar que "não acreditar no acaso". Ciente que essa é uma tarefa de grande responsabilidade, mencionou que lhe cumpre dar continuidade a uma gestão tecnológica, visando à implantação do Processo Judicial eletrônico, na eterna busca pela celeridade processual. Para isso, conta com o empenho de todos os membros da Casa, para que a Justiça do DF continue a ser uma das melhores do país. (leia aqui o discurso do presidente)

Assista ao VT da cerimônia.