Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Juíza do TJDFT em parceria com servidores publica artigo sobre aprimoramento dos Juizados Especiais

por ACS — publicado 08/03/2013

"Sugestão para o aprimoramento dos Juizados Especiais" é o título do recente artigo publicado pela Juíza do TJDFT Oriana Piske, em parceria com os servidores do Tribunal Cláudio Nunes Faria, Cristiano Alves da Silva e Gersonise Bastos Valadão. O texto está publicado no site do TJDFT, na página da Imprensa, link Artigos.

A magistrada é titular do 1º Juizado Especial Cível e Criminal de Brasília (Guará/DF), mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE,  pós-graduada em Teoria da Constituição, Direito do Trabalho e Direito Civil pelo Cesap-UniCEUB, doutoranda em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino. Os servidores, que também trabalham no 1º Juizado Especial Cível e Criminal de Brasília, são, respectivamente, Diretor de Secretaria, Diretor de Secretaria Substituto e Oficiala de Gabinete.

Confira um trecho do artigo:

"Os Juizados Especiais se apresentam como um novo modelo de Judiciário, mais consentâneo com o perfil de Estado Democrático de Direito plasmado na Constituição brasileira de 1988. Constituem-se, ao nosso entender, na proposta mais efetiva dos constituintes de modificação estrutural do Poder Judiciário desde a proclamação da República, de cunho político-filosófico-pragmático voltado para a aproximação desse segmento do Poder as camadas sociais mais sofridas, para melhor satisfação dos anseios dos jurisdicionados..."

Esses e outros artigos de magistrados e servidores do TJDFT também podem ser acessados no link "Artigos", no site do Tribunal.