Corregedor do TJDFT recebe doações para a CDJA

por VS — publicado 2013-11-04T16:15:00-03:00

doaçõesO Corregedor do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Desembargador Lecir Manoel da Luz, recebeu nesta segunda-feira, dia 4/11, doações arrecadadas pelos servidores da Corregedoria para a Comissão Distrital Judiciária de Adoção – CDJA. O desembargador Lecir é o presidente da CDJA. O juiz da 1ª Vara de Infância e Juventude, Renato Rodovalho Scussel, prestigiou a entrega das doações.

Foram arrecadados livros, CDs, jogos, materiais didáticos que serão entregues na Vara da Infância e Juventude. Os objetos serão utilizados nos atendimentos psicossociais às crianças pelos técnicos da CDJA, que funciona no prédio da Vara da Infância e da Juventude - VIJ. O objetivo é a prestação de auxílio ao juiz da VIJ nos procedimentos relativos à adoção nacional e internacional de crianças e adolescentes. 

A equipe técnica da CDJA é composta por técnicos das áreas do Serviço Social e de Psicologia. Nenhuma adoção internacional é procedida do Distrito Federal sem prévia habilitação do adotante perante a Comissão. É a CDJA que expede o laudo de habilitação para início do estágio de convivência da criança ou adolescente com os pretendentes estrangeiros.

CDJA

A CDJA é uma comissão especial que tem por fim auxiliar o Juiz da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal nos procedimentos relativos à adoção nacional e internacional e habilitar estrangeiros interessados em adotar crianças e adolescentes desta Unidade da Federação.

Criada em 1999, a CDJA é subordinada à Corregedoria da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. Sua equipe é composta por profissionais das áreas de Serviço Social, Psicologia e Direito.

É por intermédio da CDJA que as adoções internacionais ocorrem no Distrito Federal. Sua atuação vai desde a fase que antecede o estágio de convivência até o acompanhamento pós-adoção das crianças e adolescentes no exterior, ou seja, no país de acolhida.