Juiz da VIJ participa da VI Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz

por SECOM/VIJ, com informações do Senado Federal — publicado 2013-11-04T18:39:00-03:00

As inscrições para o evento estão abertas

O Senado Federal realiza, de 18 a 21 de novembro, a VI Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz. O juiz Renato Rodovalho Scussel, titular da Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ), comporá a mesa da abertura oficial do evento no dia 19, às 9h30, no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal. O tema desta edição é “A formação dos profissionais do cuidar e a construção da resiliência”. Também farão parte da semana o II Seminário Aconchego Convivência Familiar e Comunitária e o V Ciclo Internacional Resiliência e Cultura.

Organizado pela Comissão de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz do Senado Federal, o evento contará com a presença de diversos profissionais ligados à primeira infância no Brasil e no exterior. A questão da formação dos profissionais envolvidos no cuidar da infância e das possibilidades que esses profissionais têm de contribuir para a construção da resiliência em crianças em situação de risco estará perpassando as palestras e as oficinas do evento.

O objetivo é sensibilizar e conscientizar autoridades, organizações não governamentais e a sociedade para a necessidade de dedicar maior atenção à Primeira Infância (da concepção aos seis anos), com vistas ao desenvolvimento integral da criança, garantindo a convivência familiar e comunitária, tendo em vista que se trata de fase primordial na construção do ser humano e na formação de indivíduos aptos à vida em sociedade e à cultura da paz.

A Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz é voltada à participação de legisladores; representantes dos Poderes Executivo e Judiciário; gestores públicos e privados, especialmente nas áreas de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; professores e estudantes universitários das áreas afins; profissionais de imprensa; membros de organizações não governamentais e instituições da sociedade civil.

Clique aqui e conheça a programação completa.