Policial acusado de tentar matar rapaz a quem oferecia carona tem crime desclassificado

por SB — publicado 2013-11-21T17:35:00-03:00

O Tribunal do Júri de Brasília condenou, nessa quarta-feira, 20/11, um policial militar de 37 anos pelo crime de lesão corporal (art. 129, § 1º, do Código Penal). O réu respondia por tentativa de homicídio, mas teve o crime desclassificado pelo voto dos jurados. Ele foi sentenciado a dois anos e seis meses de reclusão a serem cumpridos em regime inicial aberto e poderá recorrer da sentença em liberdade.

Os fatos apurados pelo processo ocorreram por volta das 7h da manhã, do sábado, 4 de dezembro de 2011, em estacionamento do Posto Monumental, da quadra 300 do Setor Sudoeste, Brasília/DF. Conforme a denúncia, Marcus Vinicius Rodrigues Barreira “efetuou disparos em Alan Nunes Ribeiro”, atingindo-o no tórax e na perna. Segundo a acusação, “após uma noitada de bebedeira, o denunciado forneceu carona à vítima e à companheira desta”. De acordo com o Ministério Público “no local dos fatos e antes de chegar ao destino, já não mais querendo a companhia de ambos, resolveu agredi-los verbalmente para se livrar do compromisso assumido e, também, para dar azo à jactância que fazia por ser policial militar”.

Ouvido em juízo durante a instrução processual, o acusado disse que efetuou os disparos em momento no qual se encontrava em luta corporal com a vítima e que seu intuito era defender-se.

Processo nº 2011.01.1.007472-6