TJDFT capacita servidores para implantação do Sistema de Gestão da Qualidade

por MLC — publicado 2013-11-27T17:40:00-03:00

curso NUGEQcurso NUGEQ

Nesta quarta-feira, 27/11, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - TJDFT, por meio do Núcleo de Gestão da Qualidade - NUGEQ, capacitou 60 servidores para a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ em mais dois setores do órgão: Coordenadoria de Correição e Inspeção Judicial - COCIJU e Subsecretaria de Doutrina e Jurisprudência - SUDJU. A capacitação foi realizada pelo supervisor do NUGEQ, Elvio Souza, e pelo consultor da empresa que assessora o Tribunal, Eduardo Lima.

Durante o treinamento, foram apresentados o Sistema de Gestão da Qualidade do TJDFT, a página da Gestão da Qualidade, manuais, procedimentos e instruções de trabalho. Para o supervisor do Núcleo, a preocupação é o amadurecimento do trabalho desenvolvido até hoje. A auditoria interna e externa do ISO 9001:2008 é consequência.

Desde o início da implantação do SGQ no Tribunal, em março de 2010, o Sistema de Gestão da Qualidade já conta com 1 Manual de Qualidade, 1 Manual de Cargos e Funções, 1 Declaração da Política da Qualidade e 1 Declaração dos Objetivos da Qualidade, além de 5 Procedimentos Documentados, 38 Instruções de Trabalho e de 34 formulários, por meio dos quais são realizados registros.

No ciclo de 3 anos de Certificação, o TJDFT obteve suas primeiras certificações ISO 9001:2008, em 2010, em duas rotinas específicas da Secretaria Judiciária: “Autuação e distribuição de Processos de 1ª instância em grau de recurso, nas Classes Apelação cível e Apelação Criminal” e “Autuação e distribuição de petições de processamento originário, nas classes Mandado de Segurança e Habeas Corpus”.

No ano seguinte, conquistou a certificação também no âmbito da Ouvidoria Geral, tendo sido avaliado o escopo “Acolhimento, sistematização e tratamento das percepções dos usuários quanto aos serviços prestados pelo TJDFT”. Em 2012, o TJDFT manteve e ampliou mais uma vez a certificação ISO 9001:2008 para a Secretaria Judiciária, no escopo da Subsecretaria de Recursos Constitucionais, no tocante à “Virtualização e envio de autos de recursos constitucionais para o Superior Tribunal de Justiça”.

E em 2013, com a recomendação concedida pela empresa certificadora, um novo processo foi integrado ao Sistema de Gestão da Qualidade do TJDFT, com o escopo “Mapeamento de competências”, da Secretaria de Recursos Humanos, iniciando um novo ciclo de Recertificação por mais 3 anos.

A manutenção dos escopos do período de 2010 a 2012 e a recertificação em 2013 do Sistema de Gestão da Qualidade refletem a busca constante pelo aperfeiçoamento do controle de processos, progressão na padronização interna dos trabalhos, melhoria da organização, aumento da confiança dos jurisdicionados e capacitação dos servidores, contribuindo para aprimorar a prestação de serviços do TJDFT.