Vai a julgamento rapaz acusado de matar por achar que seu carro fora roubado

por SB — publicado 2013-11-04T15:45:00-03:00

O Tribunal do Júri de Brasília leva a julgamento nesta terça-feira, 5/11, a partir das 9h, um rapaz de 21 anos acusado de matar um homem por supor que ele havia roubado seu carro. O crime aconteceu no dia 23 de abril de 2012, na Cidade Estrutural.

Narra a denúncia que Fabrício Martins de Oliveira, então com 19 anos, “contando com o auxilio de um amigo, (...) efetuou disparo de arma de fogo contra Edson Oliveira Araújo (31 anos de idade na data do fato), matando-o”. O motivo do crime teria sido o fato do acusado haver imaginado que a vítima havia roubado seu carro. Conforme relato de testemunha, o irmão de Fabrício pediu a Edson que tirasse o carro do meio da rua e o ajudou a guardá-lo. O réu ainda teria tentado atirar em uma mulher, mas a arma falhou. Segundo testemunha ouvida na instrução processual, ele teria colocado a arma dentro da boca da mulher e tentado disparar por quatro vezes.

Para a acusação, o crime foi cometido de maneira a impossibilitar a defesa da vítima (Edson) que foi surpreendida, sendo baleada ao se levantar para mostrar o local em que o carro do denunciado estava guardado. Entende o Ministério Público que o réu tentou matar a mulher para assegurar impunidade no tocante ao crime de homicídio, pois ela havia presenciado o fato.

Interrogado, Fabrício, que declara ser catador, negou a prática dos dois crimes. Disse que perguntou pelo carro a Edson que respondeu haver guardado na casa do vizinho a pedido de seu irmão. Deixou subentendido que o amigo teria sido o autor do homicídio.

O réu, que está preso, foi pronunciado para responder perante júri popular por homicídio qualificado por motivo fútil e praticado mediante recurso que dificultou a defesa da vítima e por tentativa de homicídio praticado para ocultar outro crime (artigo 121, § 2º, incisos II e IV do Código Penal e artigo 121, parágrafo 2º, inciso V, c/c art.14, inciso II, todos do Código Penal).

Processo nº 2012.01.1.080712-4