Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Exposição Café com Arte no Memorial do TJDFT termina nesta sexta-feira

por ACS — publicado 03/10/2013

Visões

O Memorial do TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, recebe até 4/10, a exposição Café com Arte, composta por 30 obras da artista plástica Valéria Vidigal. O Espaço localizado no 10º andar do bloco A, do Fórum de Brasília, Desembargador Milton Sebastião Barbosa, é aberto a todos os servidores, magistrados e aos cidadãos do DF, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

A exposição da artista Valéria Vidigal abre o calendário de Exposições e Mostras Temporárias no Memorial TJDFT em 2013. O novo projeto do TJDFT, iniciado em abril deste ano, por meio de edital, abriu inscrições para que artistas plásticos e escritores brasileiros e estrangeiros pudessem utilizar o Espaço do Memorial para exposições de obras de arte e lançamentos de livros. Além da cessão gratuita do espaço, o TJDFT também é responsável pela divulgação do evento, conforme estabelecido no edital.

As inscrições para a seleção foram realizadas pelos interessados nos meses de abril e maio. As obras de Valéria Vidigal foram selecionadas para compor o primeiro calendário do projeto. Durante o processo de escolha, realizado por Comissão estabelecida pela Portaria GPVP nº 26 de 23 de maio de 2013, os trabalhos foram coordenados pela Secretaria de Gestão Documental - SEGD, por meio do Serviço de Apoio à Memória Institucional do TJDFT - SERAMI. Os trabalhos selecionados foram homologadas pelo 1º Vice-Presidente do TJDFT, desembargador Sérgio Bittencourt, responsável pelos setores no TJDFT. Após as exposições, os artistas doarão ao Tribunal uma obra de arte para compor o seu acervo institucional.

A exposição Café com Arte coincide com o período de realização da 7ª Primavera dos Museus, promovida pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus, que acontece de 23 a 29 de setembro. O tema deste ano será Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira. O café remete ao tema norteador da 7ª Primavera de Museus, pois faz parte da história do Brasil, foi o principal produto produzido e comercializado no século XIX, tendo os africanos e afrodescendentes atuado como mão de obra escrava durante o período.

A artista Valéria Vidigal nasceu em Viçosa, interior de Minas Gerais. Desde muito cedo rabiscava, mesmo sem ainda reconhecer o trabalho como arte, foi influenciada pela mãe artista plástica. Aos 11 anos começou a frequentar ateliers e passou a reproduzir a cultura do local onde cresceu. Valéria formou-se em Economia Doméstica, na Universidade Federal de Viçosa (MG). Mudou-se para Vitória da Conquista (BA) em 1992, onde abriu uma galeria de arte e uma escola de pintura. Atuou como marchant durante oito anos e foi professora de pintura durante 15 anos. Em janeiro de 2003, a artista decidiu ter o café como único tema. Hoje, Valéria é reconhecida em diversas partes do Brasil, participa de exposições em eventos sobre café de nível internacional e tem quadros em países como Suíça, Itália, Portugal, Estados Unidos, México e Venezuela. É também ilustradora renomada e reconhecida de capas de livros científicos sobre o café. Sua técnica é definida pela busca do naturalismo, pelo rigor com a perspectiva, pelo trato da luz e também pela sensibilidade estética nas composições.

O Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte - foi inaugurado em 19 de abril de 2010, durante as comemorações do cinquentenário do TJDFT. O espaço abriga fotos, togas, esculturas e outras peças históricas, além painéis, que contam a história do Tribunal desde a década de 60.