Coordenadoras falam sobre a Central do Idoso na Câmara dos Deputados

por ACS — publicado 2013-10-02T12:40:00-03:00

CentralIdosoA juíza do TJDFT Gabriela Jardon e a defensora Paula Regina Ribeiro participaram, na manhã desta quarta-feira, 2/10, de sessão de debates sobre a violência contra os idosos, realizada no Plenário da Câmara dos Deputados. Na ocasião, as coordenadoras da Central Judicial do Idoso apresentaram o trabalho realizado pela Central junto aos cidadãos do DF. A sessão, realizada na semana em que se comemora o Dia Internacional das Pessoas Idosas, foi proposta pelo deputado Vitor Paulo, do PRB-RJ, coordenador da Frente Parlamentar em Apoio ao Idoso.   

A juíza falou sobre as vantagens de centralizar os serviços de apoio a essa faixa da população. No DF, a Central Judicial do Idoso reúne os serviços prestados pelo TJDFT, pelo Ministério Público e pela Defensoria Pública no atendimento ao idoso. A magistrada destacou aos presentes que a Central é um projeto pioneiro. "Somos um ponto de convergência para o idoso que é violentado nos seus direitos. Ele passa pela situação e pensa quem procurar. Essa é nossa resposta: idoso, você tem aqui no DF a Central Judicial do Idoso”, afirmou. 

Durante o evento, que contou também com a participação de representantes da Secretaria do Idoso do Distrito Federal, do Ministério da Previdência Social e da Defensoria Pública do DF, a juíza Gabriela Jardon explicou que a "Central funciona a partir de núcleos de acolhimento feito por dois profissionais, um da área jurídica e um psicólogo ou assistente social. Após o acolhimento inicial, se for o caso, o idoso é encaminhado para um defensor público, presente na própria Central. Caso contrário, ele é encaminhando para o local onde poderá solucionar o seu problema". E destacou, ainda, que a Central Judicial do Idoso funciona como banco de dados, uma vez que não há estatísticas precisas sobre a população idosa. 

A Central do Idoso é coordenada pelas juízas Monize Marques e Gabriela Jardon, pela promotora Sandra Julião e pela defensora Paula Regina Ribeiro, funciona no 4º andar do bloco B do Fórum de Brasília e atende aos idosos das 12h às 18h. O telefone de contato é 3103-7609.

Clique aqui e saiba mais sobre a Central Judicial do Idoso.

Com informações Agência Câmara de Notícias

Assista aqui à fala da juíza Gabriela Jardon.