Programa Viver Direito capacita terceirizados sobre Coleta Seletiva e uso racional de água
Na tarde desta quarta-feira, 16/10, cerca de 40 funcionários terceirizados do serviço de limpeza foram capacitados sobre o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos – PGRS do TJDFT.
O PGRS foi realizado por empresa especializada contratada pelo Tribunal, a fim de atender ao disposto na Lei Nº 12305/2010, que implantou a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A lei disciplina a coleta, o destino final e o tratamento de resíduos urbanos, perigosos e industriais, e trata da responsabilidade compartilhada dos cidadãos, órgãos públicos e iniciativa privada.
A capacitação foi realizada pela Coordenadoria de Gestão Socioambiental – COGESA, na sala da unidade. Foram apresentados os dados sobre os tipos de resíduo gerados no órgão; a coleta separada nos sacos vermelho (lixo reciclável), preto (lixo orgânico) e branco (resíduos de saúde); Uma das principais questões a serem enfrentadas na gestão dos resíduos está a sensibilização dos magistrados, servidores e terceirizados sobre a necessidade de redução da geração de resíduos e do descarte responsável – separação correta dos lixos “seco - reciclável” e “molhado - orgânico”.
Os participantes assistiram a vídeos sobre as multas que estão sendo aplicadas no Rio de Janeiro, aos cidadãos que despejam lixo nas ruas, e sobre a dura realidade do trabalho dos catadores de resíduo no Lixão do DF. O objetivo foi sensibilizar os terceirizados sobre a importância do trabalho que executam diariamente, tanto no contexto ambiental quanto social.
Uso racional de água
Ainda nesta semana, cerca de 30 motoristas terceirizados da Subsecretaria de Transportes foram capacitados pelo Programa Viver Direito sobre o uso racional de água e o impacto negativo no consumo, com a lavagem de veículos em intervalos curtos. A capacitação antecedeu o início do uso, nos carros da frota oficial, de avisos da data da última lavagem, com apelo aos usuários para colaborarem com a limpeza.
As capacitações fazem parte das ações de Responsabilidade Socioambiental do TJDFT, previstas na Agenda Ambiental da Administração Pública – A3P e no Projeto Esplanada Sustentável, voltado à melhor gestão dos gastos públicos.
Saiba como colaborar:
Separe – as lixeiras das mesas de trabalho são exclusivas para os resíduos recicláveis (papel, plástico, latas e embalagens secas). Restos de alimentos, copos e outras embalagens contaminadas com líquidos devem ser descartados no lixo “molhado”.
Diga NÃO ao desperdício! - avalie a necessidade do consumo de materiais. Dê preferência à leitura na tela do computador e só imprima o que for necessário, utilizando o modo frente e verso. Desligue a luz ao sair do ambiente, e evite excessos no consumo de água não potável.
Copos – Evite os descartáveis, use a caneca ecológica, ou o seu copo pessoal.
Lixo perigoso – traga as pilhas e baterias de celulares usadas para o descarte nos recipientes apropriados, disponíveis nas portarias dos prédios do Tribunal.
Ajude – A coleta seletiva do TJDFT é solidária, destinada ao sustento de cerca de 1800 famílias dos catadores associados da Central de Cooperativas de Catadores de Resíduos Reciclados do DF. Pense nisso na hora de fazer o descarte correto.
TJDFT: Nossa ação é Viver Direito!