4ª DiversidARTE começa hoje no TJDFT com desfile de crianças do projeto Fashion Inclusivo

Além do desfile, semana inclusiva do TJDFT conta com palestras, exposições e atividades culturais
por ACS — publicado 2013-09-16T10:50:00-03:00

4ª Diversidarte

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT, por meio do Núcleo de Inclusão – NIC, inicia nesta segunda-feira, 16/09, a 4ª DiversidARTE, semana inclusiva movida a arte, moda, compartilhamento de experiências e, acima de tudo, integração entre pessoas com e sem deficiência. A abertura do evento, nesta segunda-feira, 16/09, às 16h00, no hall do Palácio da Justiça, contará com desfile de moda de crianças com deficiência do projeto Fashion Inclusivo. O objetivo do projeto, iniciado em 2010, em Sobradinho (DF), é incentivar a socialização e a autoestima por meio da inclusão social.

A 4ª DiversidARTE acontece simultaneamente nos Fóruns de Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Leal Fagundes, Paranoá, Samambaia, São Sebastião e no Juizado Especial do Guará até a sexta-feira, 20/09. Com o slogan A diversidade enriquece a vida, a idéia é mostrar, por meio de palestras, exposições, música e atividades culturais, que conviver com as diferenças promove o crescimento de todas as pessoas.

Entre as várias atrações da semana inclusiva do TJDFT está a palestra Pantanal 120 K - Somando Pernas para Dividir Impressões, no dia 18/9, às 16h, no Fórum do Paranoá. Durante a palestra, será contada a história de dois amigos, Weimar Pettengill, servidor do TJDFT, e Adauto Belli, portador de deficiência visual, que encaram o desafio de atravessar o Pantanal do Mato Grosso do Sul. Os amigos percorreram120 kmem 23 horas ininterruptas de corrida.

Além disso, no dia 18/9, para mostrar que fazer cinema não é só coisa de quem enxerga, será transmitido, no Fórum de Brazlândia, o documentário Direção Cega, do cineasta cego Antonio Balbino. O evento conta também com a exposição Arte em cerâmica da ceramista Marta Ruffoni. Marta é arquiteta, formada pela Universidade de Brasília, e trabalhou no serviço público até 1998, ano em que perdeu a visão. A ceramista, que descobriu no trabalho com argila uma nova motivação, foi perdendo a visão progressivamente, ficando apenas com um resquício no olho esquerdo. A exposição acontece no dia 20/9, às 14h, no Fórum Leal Fagundes. 

A DiversidArte é realizada sempre nos meses de setembro quando se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/9). A cada ano é promovida uma semana dedicada a atividades culturais e palestras voltadas à inclusão de pessoas com deficiência. Ao lado de mostras de pintura, escultura e fotografia, várias atividades inclusivas chamam a atenção dos visitantes. 

Confira aqui a programação completa do evento.