Ações incrementam Tecnologia da Informação no TJDFT

por SB — publicado 2013-09-02T16:20:00-03:00

SETIO TJDFT, através de incessante busca de qualidade, transparência e segurança em Tecnologia da Informação, procura a cada dia se tornar mais apto a cumprir com excelência sua missão de proporcionar à sociedade do Distrito Federal o acesso à Justiça. Para dar importantes passos nesse sentido, o Tribunal vem ao longo dos anos investindo na otimização dos setores de TI. Assim, além da modernização permanente da Secretaria de Tecnologia da Informação – SETI, tem incrementado a incorporação da cultura da Governança de TI, uma realidade no TJDFT desde 2012.

Entre as ações, está a contratação, em 2012, de empresa de consultoria especializada em Governança de TI para mapear os processos de trabalho e entregar resultados, permitindo ao TJDFT apresentar padrões internacionais de excelência.

Muitas ações estão previstas no âmbito da Secretaria de Tecnologia da Informação – SETI. Entre elas, a criação de uma rede de dados com redundância, a aquisição de equipamentos e a implantação de uma fábrica de software dentro da Secretaria. A ideia é unificar os sistemas processuais e administrativos do Tribunal e criar um site backup para o TJDFT. Outra ação em andamento é a implantação de um sistema integrado de gestão para a SETI e uma nova política de atendimento ao usuário.

Para dar suporte a todas essas ações e ao eficaz fluxo de informação dentro do TJDFT, foi contratada a empresa Intelit Processos Inteligentes, especializada em Governança de TI. A Política de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJDFT foi criada por meio da Resolução 10/2012. A Governança analisa e propõe rumos para a administração de valores, riscos e controles, proporcionando uma linguagem comum entre a organização e a TI. A Intelit Processos Inteligentes atua a partir de parâmetros do Control Objectives for Information and related Tecnology – COBIT, que já é utilizado por inúmeras organizações públicas brasileiras, entre elas CNJ, TST, STF, TCU, ECT, PGR, Banco Central e CEF.

Tendo como áreas de foco o alinhamento estratégico, a entrega de valor, a gestão de riscos e a mensuração do desempenho, o COBIT fornece boas práticas através de um modelo de domínios e processos em uma estrutura lógica e gerenciável. Esse modelo possibilita o mapeamento e diagnóstico de 34 processos de controle com vistas a otimizar os investimentos em TI, assegurar a entrega dos serviços e prover métricas para avaliar desempenhos.

Os serviços contratados da Intelit estão alinhados com o Plano Estratégico do Tribunal para o período 2010 a 2016 e com o Plano Diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação para o mesmo período, no que se refere a promover a modernização tecnológica e o aperfeiçoamento dos sistemas essenciais de TI.

Com a conclusão dos empreendimentos em curso, a expectativa das duas áreas de TI, SETI e AGTIC, é o efetivo incremento da qualidade, da transparência e da eficiência nos processos de trabalhos desenvolvidos no TJDFT, por meio de melhoramento da disponibilidade das soluções e alinhamento da TI às ações do Tribunal.