Central de Teleinformação do TJDFT amplia atendimento ao cidadão

por AJ — publicado 2013-09-02T19:50:00-03:00

teleinformaçãoDesde o dia 2 de setembro, os usuários da Justiça do DF contam com um novo serviço de atendimento ao cidadão a Central de Teleinformação ao amplia e especializa as informações repassadas. Ao ligar para os números gerais do TJDFT o usuário é atendido em um único local, sob a responsabilidade da Ouvidoria-Geral do TJDFT. A Central de Teleinformação não funciona apenas como uma central telefônica, simplesmente redirecionando chamadas, as teleatendentes ouvem, esclarecem e então, conforme o caso, orientam cada cidadão. A informação é personalizada, conforme a necessidade de cada usuário.

Antes, as chamadas destinadas aos números gerais do TJDFT (3103.7000 e 159), aos números do Juizado de Trânsito e da Ouvidoria e dos Fóruns, são atendidas por vários setores do Tribunal. Com a ampliação da Central, esses serviços foram unificados de modo a melhorar a qualidade e o controle da informação prestada aos jurisdicionados e aos cidadãos e as chamadas destinadas aos números gerais são atendidas pelos números 3103.7000 ou 159.

O usuário também pode acionar a nova Central pelo 0800 614646 da Ouvidoria, que é um número gratuito, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 20h. Com a unificação dos serviços, o Tribunal espera garantir a qualidade e a gestão da informação do TJDFT. As teleatendentes foram capacitadas para fornecer as informações solicitadas de maneira precisa.

A centralização do atendimento promoveu ainda a redução dos gastos, devido à diminuição da quantidade de postos de atendimento telefônico. No novo modelo, houve uma redução de 43% no quadro de teleatendentes, o que representóu uma economia de aproximadamente 40% dos custos anuais do serviço. A equipe de teleatendentes da Central de Teleinformação do TJDFT é subordinada ao Serviço de Teleinformação ao Cidadão - SERTIC, da Ouvidoria Geral do TJDFT.

O novo modelo de atendimento ao cidadão faz parte do projeto institucional, aprovado pela administração superior, para reestruturação da Central de Teleinformação do TJDFT – PROTEIN, vinculado ao Plano de Gestão do biênio 2012/2014.

A equipe da Ouvidoria trabalha das 8h às 20h, e realiza atendimento pessoal de 12h às 19h. A estrutura da Ouvidoria-Geral do TJDFT está direcionada essencialmente ao atendimento, recepção e encaminhamento das manifestações dos usuários, que poderão se utilizar dos meios de comunicação especificados nos “CANAIS DE ACESSO”, entre eles a Central de Teleinformação ao Cidadão do TJDFT. O objetivo do Tribunal é responder, sempre estabelecendo um diálogo verdadeiro com os usuários de seus serviços.

A Ouvidoria-Geral do TJDFT está localizada na Praça Municipal, lote 1, Bloco A, 5º andar, ala C, sala 521.