TJDFT institui Programa de Gestão do Clima Organizacional
A idéia é medir a “temperatura” das unidades do TJDFT e promover ações de melhoria do clima da instituição.
Como está o seu ambiente de trabalho e seu relacionamento com os colegas? O clima faz com que você se sinta à vontade para interagir e realizar suas tarefas? Você está satisfeito com seu trabalho? Para conhecer os fatores que influenciam a temperatura nas unidades do TJDFT e propor ações de melhoria do clima organizacional, o Tribunal instituiu, por meio da Portaria Conjunta 62, de 30 de agosto de 2013, publicada no Diário de Justiça eletrônico – Dje nesta segunda-feira, 23/9, o Programa de Gestão do Clima Organizacional do TJDFT e o Comitê Gestor do Clima Organizacional.
Achar a temperatura ideal entre as variantes que compõem o ambiente de trabalho é um tarefa árdua a ser buscada diariamente. Conhecer os fatores que influenciam o termômetro é uma importante ferramenta de gestão do clima organizacional.
Para identificar os fatores que contribuem positivamente e negativamente para o clima do Tribunal, o Programa de Gestão do Clima Organizacional do TJDFT realizará pesquisa de clima a cada dois anos. As pesquisas irão contar com a participação de magistrados, servidores e estagiários do Tribunal. A Subsecretaria de Gestão Integrada de Pessoas – SUGIP, por meio do Serviço de Gestão do Desempenho Funcional - SERGED, é responsável por coordenar e executar a pesquisa.
O clima organizacional pode influenciar a satisfação, a motivação e o rendimento dos servidores no trabalho. Isto funciona como regulador da produtividade dos servidores e da organização como um todo. Um melhor conhecimento do clima organizacional pode colaborar para a melhoria da qualidade de vida no trabalho, para a otimização do desempenho das organizações e para o esclarecimento das relações entre esta e outras variáveis do comportamento organizacional. Com base nos dados das pesquisas de clima, serão definidos planos de ações para a melhoria do clima organizacional do TJDFT.
O Comitê Gestor do Clima Organizacional, vinculado à Segunda Vice-Presidência do Tribunal, é responsável, com o apoio da Secretaria de Recursos Humanos – SERH, pelas diretrizes, decisões e atividades atinentes ao programa. O comitê é composto por servidores indicados pelo Segundo Vice-Presidente e pelo Corregedor, bem como por representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica – SEPG, da Assessoria de Comunicação Social – ACS, da Subsecretaria de Gestão Integrada de Pessoas – SUGIP, da Coordenação de Gestão Socioambiental – COGESA e do Serviço de Gestão de Desempenho Funcional – SERGED.
Como forma de reconhecer as unidades do Tribunal que implementarem planos de melhoria do clima organizacional, será entregue um selo de “Unidade Parceira do Clima Organizacional”, conforme critérios a serem estabelecidos pelo Comitê.
Para mais informações, clique aqui e acesse a portaria na íntegra.