Programa Cidadania e Justiça segue visitando as escolas do DF
O Programa Cidadania e Justiça na Escola segue visitando as escolas públicas do Distrito Federal com o objetivo de conscientizar os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental sobre seus direitos e deveres, demonstrando a forma de exercê-los. Em sua 13ª edição, juízes que participam do Programa já visitaram 8 escolas no DF. Nesta sexta-feira, 6/9, está agendada a visita na Escola Classe 316 sul, com a presença do juiz Tiago Fontes Moretto.
Na próxima semana, nos dias 10, 11 e 12/9, estão programadas visitas nas escolas da 206 sul, 114 sul, n° 5 do Cruzeiro e Vila RCG. A primeira a receber o Programa neste segundo semestre foi a Escola Classe 65 de Ceilândia, dia 20/8, com a presença do Presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal - AMAGIS/DF, juiz Sandoval Gomes de Oliveira, e da Juiza Zoni Siqueira.
Em 2013, o Programa Cidadania e Justiça na Escola pretende atender cerca de dez mil crianças em cinco regiões administrativas do Distrito Federal: Brazlândia, Ceilândia, Paranoá, Plano Piloto e Samambaia. Com essa ação, os magistrados esperam preparar os futuros cidadãos para agir de forma consciente, capaz de solucionar os seus conflitos.
Para a realização das atividades, os professores recebem uma cartilha em forma de revista em quadrinhos, que traz, de maneira didática e simplificada, explicações sobre as questões que serão posteriormente debatidas com os magistrados. O assunto é explorado em sala de aula e, durante as visitas do programa, o conteúdo da cartilha é detalhado pelos magistrados numa conversa informal, com espaço para dúvidas e comentários, possibilitando uma melhor compreensão dos temas abordados na publicação.
O programa foi lançado pela Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB em 1999 e desenvolvido, desde 2001, pela Associação dos Magistrados do Distrito Federal – Amagis/DF, em parceria com o TJDFT e com a Secretaria de Educação do GDF, com patrocínio da POUPEX.
Clique aqui e saiba mais sobre o Programa.