Programa Justiça Comunitária leva cultura de resolução pacífica de conflito para as escolas
“Vozes da Paz”, esse é o nome do projeto que o Programa Justiça Comunitária está desenvolvendo em escolas de Ceilândia, com o objetivo de desenvolver entre os membros da comunidade escolar uma cultura de respeito mútuo e de valorização do espaço que é comum a todos. O projeto piloto parte do princípio de que a violência escolar já está extrapolando os limites das relações interpessoais dentro da escola e afetando os diversos segmentos que fazem parte do ambiente escolar: alunos, pais, professores, diretores, funcionários e até a comunidade a sua volta.
A ideia do projeto é formar um grupo de referência para toda a comunidade escolar, composto por esses segmentos, que será treinado para realizar atendimentos de pessoas em conflito. Os componentes do grupo avaliam se o caso pode ser mediado, e, nesse caso, os mediadores do Programa Justiça Comunitária são acionados para fazer o atendimento, sempre buscando fazer com que os próprios envolvidos sintam-se responsáveis por essa solução.
Independentemente de serem acionados por pessoas em conflito, os membros do círculo da paz devem traçar estratégias de promoção da paz nas escolas. Uma atividade que recebeu muita adesão dos alunos foram as gincanas da paz. Eles foram estimulados a adotar medidas simples, mas que fortalecem nos estudantes a cultura da paz, em uma competição denominada “Gincana da Paz”. As atividades consistiam em não rabiscar as carteiras; não danificar os cartazes das turmas que tiveram aulas no turno anterior; colar nas paredes da escola cartazes com frases que promovessem a reflexão sobre a paz na família e na sociedade. Cada atividade valia pontos e para a turma vencedora o prêmio de um dia de passeio fora da escola. O objetivo dessas atividades é a valorização de atitudes de respeito, cooperação e a criação de espaços de diálogo na escola, que possam modificar situações que antes seriam resolvidas com o uso de violência.
Atualmente, o projeto piloto está em desenvolvimento no Centro de Ensino Fundamental 34, na Expansão do Setor O; no Centro de Ensino Fundamental 35, em Ceilândia Norte; e Centro de Ensino Fundamental 30, no Condomínio Privê. Todas as escolas em Ceilândia. Somadas, as três escolas juntas têm 2.700 alunos.