Atuação baseada em vivências na VIJ volta à cena nesta semana

por SECOM/VIJ — publicado 2014-04-01T14:10:00-03:00

A servidora Raqueline Feitosa encena nesta e na próxima semana, com o grupo Teatro do Instante, o espetáculo "À deriva", no qual traz uma abordagem inspirada na observação do público infantil que passa pelo Espaço Criança da Vara da Infância e da Juventude (VIJ), onde a servidora trabalha, e em relatos do cotidiano a respeito de situações de violência sexual infantil.

O espetáculo, que integrou a 14ª edição do Festival Internacional de Teatro de Brasília (Cena Contemporânea 2013), está em cartaz no Teatro Garagem (SESC – 913 sul) de 3 a 6 e de 10 a 13 de abril, sempre às 20h30. Os ingressos estão sendo vendidos por 40 reais a inteira e 20 reais a meia-entrada. O espetáculo não é recomendado para o público com menos de 14 anos.

O Teatro do Instante é um núcleo de investigação que reúne artistas pesquisadores de diferentes áreas em torno de processos de construção cênica. O espetáculo "À deriva" foi concebido por meio de processo colaborativo cuja trama criativa trabalha memórias e lembranças. A atuação de Raqueline Feitosa acontece de forma concomitante a outras narrativas do grupo.

Em "À deriva", a servidora da VIJ recorre ao silêncio para manifestar o estado de vazio e repulsa que a violência sexual produz no ser humano. “Fico profundamente tocada ao perceber como crianças que sofreram abuso podem ficar retraídas, caladas, acuadas”, diz Raqueline Feitosa. Na encenação, o silêncio do tema é quebrado com um grito mudo e um canto de lamento.

À Deriva – Teatro do Instante

Espetáculo concebido por meio de um processo colaborativo, tendo como motor criativo a sutil trama da memória, de lembranças que presentificam, acumulam, desvendam, acusam e arrastam. Memórias ancestrais e recentes. De cada um e do outro. A do corpo, da carta, do encontro ou espera. Memórias que transitam entre o pessoal e o ficcional, o cotidiano e o fantástico. Nesse tecido se entrelaçam vestígios de histórias e personagens em costuras que atravessam diversos tempos e espaços.

VIJ À DERIVA