Comitiva do TJSE conhece o sistema de conciliação do Tribunal

por ACS — publicado 2014-04-29T16:10:00-03:00

Visita_SergipeVisita_SergipeO 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do DF, Des. Waldir Leôncio, recebeu na tarde desta terça-feira, 28 de abril, uma comitiva do Tribunal de Justiça de Sergipe – TJSE formada pelas juízas Dauquíria de Melo Ferreira (Coordenadora do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação) e Maria Luíza Foz Mendonça (Coordenadora dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania no interior) e pelo Diretor de Modernização Judiciária do TJSE, Romualdo Prado Jr. Eles vieram conhecer o NUPEMEC e seus CEJUSCs e trocar experiências.

Ao recebê-los em seu gabinete, o 2º Vice-Presidente disse que investir em conciliação é sempre o melhor caminho. “A conciliação é um movimento que devagar vai se revelando tão importante à Justiça quanto a sua atividade (fim) judicante”, assegurou.

A Coordenadora do NUPEMEC do TJSE narrou as dificuldades enfrentadas em seu estado para aprimorar o serviço de conciliação. “Temos algumas dificuldades quanto à estrutura e à falta de servidores”, destacou. Mesmo assim, o engajamento em prol da conciliação não pára. O TJSE vai promover, de 3 a 5 de junho, o "Feirão Limpa Nome" para solucionar conflitos pré-processuais, envolvendo empresas como o Banco do Brasil, Submarino, Itaú, entre outros.

Ao final da visita, o 2º Vice-Presidente assegurou que o investimento em estrutura e em pessoal é fundamental para o sucesso do serviço de conciliação nos tribunais. “Em vez de criarmos mais varas para litígios é sensato investirmos na criação de varas de mediação e conciliação. A conciliação, quando proveitosa, reflete na pacificação social. As pessoas saem dali amigas e o conflito foi, na verdade, um momento de crescimento”. Ele também assegurou que na conciliação e na mediação as partes têm maior engajamento moral.

A equipe visitou também as instalações do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação do TJDFT - NUPEMEC, no 10º andar do Bloco “A” do Fórum de Brasília, ocasião em que foi recepcionada pela juíza Coordenadora do NUPEMEC, Dra. Luciana Yuki Sorrentino, pelo Coordenador-Administrativo, Marcelo Girade e pela servidora, Ellen Piedade.

Eles conheceram, ainda, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania dos Juizados Especiais – CEJUSC-JEC/BSB, no Fórum José Júlio Leal Fagundes . Na ocasião, o juiz Coordenador do CEJUSC-JEC/BSB, Dr. Ricardo Faustini, e a Coordenadora-Administrativa do Setor, Andrezza Gaglionone, apresentaram as instalações e o trabalho desenvolvido no Setor. Hoje, o CEJUSC-JEC/BSB conta com uma recepção, 18 salas de conciliação, 1 sala de reunião, 1 de audiência,  além do cartório e do gabinete do juiz.

Nesta quarta-feira, 29 de abril, às 14h, a equipe segue para Taguatinga onde conhecerão o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Taguatinga – CEJUSC/TAG. O NUPEMEC e os CEJUSCs são vinculados à 2ª Vice-Presidência, cuja principal atribuição é coordenar a política de mediação, de conciliação e de solução adequada de conflitos de interesses no âmbito da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.