Elevadores do Fórum de Brasília serão liberados para uso na próxima semana
Concluída a primeira etapa das obras de substituição dos elevadores do bloco B
No início do mês de abril, foi concluída a primeira etapa da obra de substituição dos elevadores do bloco B do Fórum de Brasília. A primeira etapa contemplou a ala A do referido bloco, onde três elevadores sociais foram substituídos por equipamentos mais modernos, com atualização tecnológica e que estão de acordo com as normas de acessibilidade vigentes no momento.
Desde o dia 10 de abril até esta sexta-feira, 25/4, os três elevadores sociais da ala A do bloco B do Fórum de Brasília estão funcionando em fase de testes. A partir desta segunda-feira, 28/4, os novos equipamentos estarão funcionando normalmente para servidores e usuários da Justiça. Segundo informações do Serviço de Manutenção Mecânica - SERMAN, setor responsável pela obra, nos próximos dias, o elevador de serviços da ala A do bloco B também será liberado para uso. Ainda de acordo com o SERMAN, a substituição dos demais elevadores do bloco B deverá seguir novo cronograma, que será disponibilizado na próxima semana.
Os elevadores situados no bloco B do Fórum de Brasília estão em funcionamento há, pelo menos, 17 anos. Nesse período, os equipamentos foram intensamente utilizados, o que acelerou o seu processo de depreciação. Esses elevadores necessitam de atualização tecnológica, pois não há mais peças no mercado para tais equipamentos. Além disso, os elevadores já não atendem as principais normas de acessibilidade que foram estabelecidas após a fabricação dos equipamentos.
Assim, o TJDFT optou por substituir integralmente todos os elevadores do bloco B do Fórum de Brasília, para adequação tecnológica e estar de acordo com as normas de acessibilidade, além de resolver os problemas de constantes paradas dos equipamentos, por ausência de peças de reposição e pelo fim de vida útil apresentado por estes equipamentos.