Estudantes de Engenharia e Arquitetura do UniCEUB conhecem Fórum Verde

por ACS — publicado 2014-04-01T14:55:00-03:00

Na última sexta-feira, 28/3, 15 estudantes dos cursos de Engenharia e Arquitetura do UniCEUB estiveram no Fórum Desembargador Joaquim de Sousa Neto, chamado de Fórum Verde, com o objetivo de conhecer de perto e na prática os padrões de sustentabilidade implantados no projeto e na estrutura física do edifício.

Os alunos fazem parte do projeto “Pesquisa: Sustentabilidade na Construção Civil” daquela universidade, e escolheram o Fórum por tratar-se da primeira edificação com padrões de sustentabilidade do Poder Judiciário.

Na visita, os estudantes assistiram ao vídeo sobre os aspectos de destaque do prédio e em seguida visitaram as áreas comuns, onde puderam analisar os sistemas de climatização, ventilação cruzada, controles dos níveis de emissão de CO2 nos ambientes, e os programas de coleta seletiva, além do equipamento de reuso de águas pluviais para os sistemas de jardim, incluindo as jardineiras dispostas em todos os andares.

Entre os destaques de sustentabilidade do edifício, estão também o piso suspenso; a disposição física no terreno (que previu o melhor aproveitamento da iluminação natural, com menor incidência de calor); válvulas, torneiras e luminárias eficientes; sistemas de energia individualizados por setor; a sinalização de acessibilidade para deficientes; e o bicicletário.

A professora e engenheira civil Maruska Nascimento, que acompanhou o grupo, elogiou a iniciativa e o pioneirismo do Tribunal, em construir o Fórum Verde, ressaltando “a importância de capacitar e sensibilizar os públicos sobre o uso correto das instalações e dos aspectos sustentáveis”.

O grupo recebeu material da campanha de sensibilização realizada pelo TJDFT sobre o Programa de Responsabilidade Socioambiental – Viver Direito.