Presidente do TJDFT recebe comitiva do México

por ACS — publicado 2014-04-29T09:30:00-03:00

Comitiva do Mexico 1O Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, recebeu nessa segunda-feira, 28/4, uma comitiva mexicana composta por seis autoridades do Judiciário local. Também acompanharam a reunião o 2º Vice-Presidente, desembargador Waldir Leôncio, os juízes assistentes da Presidência, Eduardo Rosa e Fabrício Fontoura, e o Chefe de Gabinete, Fabiano Koerich. O objetivo da visita foi conhecer o trabalho realizado pelo TJDFT e trocar experiências.

O Presidente deu as boas-vindas às autoridades estrangeiras e falou sobre o funcionamento do Tribunal. Questionou sobre o processo eletrônico do México. “Nesse ponto vocês ganham da gente”, respondeu o Presidente do Tribunal Superior de Justiça e Presidente do Conselho da Magistratura do Distrito Federal do México, Edgar Elias Azar. “Lá trabalhamos com papel. Isso é grave para a Comitiva do Mexico 2natureza”, concluiu.

O desembargador Waldir Leôncio, 2º Vice-Presidente, explicou o papel da 2ª Vice e sobre conciliação e mediação. “Com apenas 2 anos de existência do setor temos sentido a importância da conciliação e mediação. As pessoas saem extremamente satisfeitas”, declarou. Disse ainda que o trabalho é uma experiência evolutiva. “Temos expectativa de melhorar ainda mais com a criação da lei de mediação”, declarou.

Os presidentes trocaram informações sobre a quantidade de novos processos em cada Tribunal. O TJDFT, por ano, recebe 120 mil novos casos em 1º grau em todas as esferas. No Tribunal do México são 340 mil, sendo 25% na área penal.

No final da reunião, o desembargador Getúlio disse que o futuro do nosso Brasil está no processo eletrônico. “É a grande modificação! Estamos empenhados para fazer o modelo brasileiro e iremos implantar no TJDFT em julho”, afirmou.

O Procurador Geral de Justiça do Distrito Federal do México, Lic. Rodolfo Fernando Rios Garza; o Conselheiro da Judicatura do Distrito Federal do México, Lic. Marco Antonio Velazco Armenta; o Secretário Geral do Conselho da Judicatura do Distrito Federal do México, Lic. Alfredo Alvarez Cárdenas; o Oficial Major do Tribunal Superior de Justiça do Distrito Federal do México, Lic. Carlos Vargas Martinez; e o Conselheiro Eleazar Velasco Navarro receberam o livro e o CD dos 50 anos do TJDFT.