Programa de Gestão por Competências do TJDFT é caso de sucesso em seminário do CNJ

por TT — publicado 2014-04-15T13:15:00-03:00

seminário CNJ

O Programa de Gestão de Pessoas por Competências do TJDFT – PGCOMP foi apresentado, no dia 10/4, como caso de sucesso durante o Seminário de Gestão por Competências e Gestão do Conhecimento no Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, em Brasília. A Supervisora do Serviço de Apoio Gerencial em Gestão de Pessoas – SERGES, Wanda Maciel, apresentou o PGCOMP durante o painel “Gestão por Competências: A grande Viagem”.

O objetivo do seminário foi alinhar as práticas da Gestão por Competência e do Conhecimento, contribuir para a implementação dessas gestões no Poder Judiciário, debater os desafios e dificuldades da efetuação dessas ferramentas e promover o intercâmbio de informações e conhecimento.

Gestão por Competências

O TJDFT iniciou a implantação da Gestão de Pessoas por Competências em 2009, coordenada pela Secretaria de Recursos Humanos – SERH. Iniciado como projeto, o PGCOMP passou a ser um Programa Institucional em 2012, por meio da Portaria Conjunta nº 30, de 17 de maio.

A partir das avaliações de competências, realizadas anualmente, são identificadas lacunas, ou seja, a diferença entre as competências necessárias para o TJDFT alcançar os seus objetivos estratégicos e as competências apresentadas pelos servidores. Conhecendo-se as lacunas, os servidores são incentivados a supri-las, por meio de ações de capacitação e desenvolvimento. Paralelamente, o Tribunal traça políticas de orientação e de valorização do servidor.