Servidoras do TJDFT palestram sobre abuso sexual em curso do MPDFT

por TT — publicado 2014-04-07T11:55:00-03:00

As servidoras Danielle Macedo (psicóloga) e Raquel Guimarães (assistente social), ambas da área psicossocial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - TJDFT, palestrarão nesta quinta-feira, 10/4, a partir das 14h30, sobre o tema "Abuso sexual - identificação, consequências psicológicas para vítima e família e abordagem do tema com vítimas infantojuvenis" durante curso de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em Brazlândia, promovido pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – MPDFT.

O objetivo do curso é desenvolver, nos servidores do MPDFT e nos integrantes da Rede Social de Brazlândia, competências para lidar com o tema do abuso sexual, bem como dar visibilidade social à atuação do MPDFT no enfrentamento aos crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes. A proposta do curso está relacionada com a necessidade apontada pela Subcomissão da Rede Social de Brazlândia para o Enfrentamento ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O TJDFT, por meio de sua Secretaria Psicossocial Judiciária, segue, ainda, um protocolo de escuta especial de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência nos processos judiciais, o chamado depoimento especial, conforme a Recomendação nº 33/2010 do Conselho Nacional de Justiça que propõe aos tribunais a criação de serviços especializados para a escuta desses menores. O trabalho consiste na oitiva protegida que acontece em local onde a criança ou adolescente é entrevistada por profissional treinado e permanece fora da sala de audiência, sendo acompanhada por meio de equipamento de teleconferência. A SEPSI, criada em 2007, presta assessoramento psicossocial aos magistrados da Casa.