TJDFT divulga pesquisa de satisfação do usuário nas conciliações de 2013

por ACS — publicado 2014-04-03T10:15:00-03:00

ConciliaçãoO Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios -TJDFT, por meio do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação – NUPEMEC, divulga pesquisa de satisfação do usuário realizada durante as conciliações de 2013. Foram 11.092 respostas com índice de 89,3%, de muito satisfeito e satisfeito. Isso demonstra que a resolução de conflitos pelo método autocompositivo, estimulada por este Tribunal, tem encontrado espaço na sociedade.

De acordo com a pesquisa, 85,4% dos usuários se sentiram auxiliados pelos conciliadores/mediadores para negociar com a outra parte; 91% afirmaram ter participado da construção da solução; 96,4% atestaram a qualidade do espaço físico; 94,2% avaliaram como excelente ou bom o atendimento e 93,6% do público pesquisado afirmou não ter havido pressão para realização de acordos.

Em relação aos conciliadores e mediadores, 90% dos entrevistados apontaram o nível excelente e bom na escala de avaliação; 97,7% destacaram a imparcialidade e a neutralidade; 98,2% a atenção, o zelo e a preocupação em atender bem a todos; 97,4% o esclarecimento de dúvidas e 96,4% os procedimentos seguintes, em caso de não acordo. A capacidade técnica dos colaboradores que representam o TJDFT nas mesas de conciliação e mediação é prioridade para o Órgão.

Os advogados, em razão de sua experiência profissional, foram questionados sobre a economia de tempo e de dinheiro proporcionada pelos acordos obtidos nas sessões de conciliação e mediação. Foram 2.736 respostas, sendo que 84,2% afirmaram economia de tempo de até 2 anos e 37,4% estimaram economia financeira de R$ 500,00 a até R$ 1.000,00.

O Tribunal considera importante o estabelecimento de parcerias com as empresas que são partes nos processos do Órgão. Dessa forma, avaliou, também, as instituições parceiras que obtiveram resultados acima de 70% em excelente e bom para o desempenho dos prepostos. A visão do usuário em relação à empresa após a sessão de conciliação melhorou em 26% dos casos.

Para 60,2% dos usuários a visão do Poder Judiciário ficou mais positiva; 91,3% identificaram o Judiciário como centro de paz e 94,3% perceberam o cuidado do Judiciário com o usuário. Essas constatações vão ao encontro da missão do Tribunal que é proporcionar à sociedade do Distrito Federal e dos Territórios o acesso à Justiça e à resolução dos conflitos por meio de um atendimento de qualidade, promovendo a paz social.

Confira, ainda, algumas manifestações de usuários na pesquisa: “a conciliação foi conduzida com imparcialidade e segurança”; “ Equipe muito tranquila, trouxe segurança na conciliação. Melhorou muito a imagem que eu tinha do Judiciário. Parabéns pela equipe bem preparada” e “Parabéns pela postura e a maneira como conduziram a audiência. Fico feliz em ver profissionais competentes tentando agilizar os processos”.

O NUPEMEC e os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania são vinculados à 2ª Vice-Presidência do TJDFT, cuja principal atribuição é coordenar a política de mediação, de conciliação e de solução adequada de conflitos de interesses no âmbito da Justiça do Distrito Federal.