TJDFT inaugura novas instalações do Centro Judiciário de Solução de Conflitos de Taguatinga nesta sexta

por TT — publicado 2014-04-02T12:30:00-03:00

registrado em:

O TJDFT realizará, nesta sexta-feira, 4/4, às 14h, cerimônia de inauguração das novas instalações do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Taguatinga – CEJUSC-TAG. O evento será realizado no Depósito Público do Fórum Desembargador Antônio Melo Martins, Fórum de Taguatinga.

O CEJUSC-TAG é coordenado pelo juiz Atalá Correia e, juntamente com os outros Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSCs e o Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação - NUPEMEC, integra a Segunda Vice-Presidência do Tribunal. Os CEJUSCs e o NUPEMEC são responsáveis pela implementação da Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesse no âmbito do TJDFT, conforme Resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.

Com as novas instalações, que incluem, entre outras coisas, novas salas de mediação, o CEJUSC-TAG ampliará seu atendimento. Até então, o Centro priorizava as solicitações de mediação provenientes das Varas de Família, que representavam 70% dos processos. Agora, o CEJUSC-TAG passará a atender também os Juizados Especiais Cíveis de Taguatinga, por meio do modelo da Pauta Concentrada, já adotado em alguns setores do TJDFT, que visa a cada edição, trabalhar de forma contínua com um público específico em datas fixadas previamente.

O CEJUSC-TAG tem suas origens no antigo Serviço de Mediação Forense de Taguatinga – SEMFOR, instalado em 2002 como um projeto-piloto integrante do Programa de Estímulo à Mediação do TJDFT.