2º Vice-Presidente do TJDFT visita TJPE para trocar experiências sobre conciliação

por MLC — publicado 2014-08-20T17:05:00-03:00

2 vice visita tjpeNessa segunda-feira, 18/8, o 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, desembargador Waldir Leôncio Júnior, visitou o Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Frederico Neves, para trocar experiências sobre conciliação.

Durante a conversa, o 2º Vice-Presidente ressaltou que já há tribunais do Brasil nos quais um único centro de solução de conflitos consegue realizar o trabalho equivalente ao de dez varas. Por isso, o TJDFT busca conhecer iniciativas de Tribunais por todo o país. "Nossa visita aqui faz parte dessa troca de conhecimentos, porque o TJPE tem uma experiência bastante notória em mediação e conciliação", destacou.

O Presidente do TJPE agradeceu o reconhecimento e afirmou que irá manter intercâmbio de experiências com o TJDFT. "São atitudes simples como a conciliação que resolvem grandes problemas. (...) “Acho importantíssima a demonstração de simplicidade dos representantes do TJDFT, que vieram ao TJPE compartilhar ideias a favor dessa população”, afirmou.

Acompanharam a visita o 1º Vice-Presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, e a equipe do 2º Vice-Presidente do TJDFT, composta pela Chefe de Gabinete Adriana Vidal, pela assessora Giuliana Ribeiro e pelo coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos - NUPEMEC, Alexandre Rodrigues Frota.

Após a reunião, o 2º Vice-Presidente do TJDFT e equipe estiveram no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, no bairro da Ilha Joana Bezerra. Na ocasião, conversaram com o coordenador da Central de Conciliação, Mediação e Arbitragem, juiz Ruy Trezena Patú Júnior, para conhecer o sistema de conciliação do Judiciário estadual na capital pernambucana.

O TJDFT possui um Núcleo - NUPEMEC e quatro Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília - CEJUSC/BSB, de Família de Brasília - CEJUSC-FAM/BSB, dos Juizados Especiais Cíveis - CEJUSC-JEC/BSB e de Taguatinga – CEJUSC/TAG. Todos são vinculados à 2ª Vice-Presidência cuja principal atribuição é coordenar a política de mediação, de conciliação e de solução adequada de conflitos de interesses no âmbito da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

Com informações TJPE